Na tarde desta quinta-feira, dia 10, moradores do bairro Martim de Sá, no munícipio de Caraguatatuba, avistaram um Bicho-preguiça em situação de perigo e acionaram a Polícia Militar Ambiental.
O animal estava atravessando a rua, carregando um filhote junto ao corpo, correndo o risco de ser atropelado. Uma equipe da Policia Militar Ambiental que realizava o patrulhamento nas proximidades, atendeu o chamado dos moradores e utilizando técnicas de manejo de animais silvestres, capturaram o animal que trazia um filhote junto ao corpo.
A preguiça é um animal que passa grande parte da vida nos topos das árvores, onde consegue se alimentar e permanecer segura dos predadores. Sua dieta é bem restrita, sendo praticamente de folhas, frutas, brotos e raízes das árvores. Por ser um animal de hábito solitário, o encontro entre a fêmea e o macho ocorre apenas para acasalar, e logo se separam. Os filhotes nascem pesando cerca de 250 gramas e permanecem abraçados com suas garras na mãe até criar independência para se locomover e se alimentar sozinhos.
Ao encontrar animais silvestres em centros urbanos, a Polícia Militar Ambiental deve ser acionada para realizar a correta captura e destinação, possibilitando a reintrodução do animal em seu habitat natural ou entrega aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Para denúncias e solicitações no Litoral Norte, pode ser utilizado o telefone (12) 3886-2200 da Polícia Ambiental de Caraguatatuba ou o número de emergência 190.