A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), emitiu uma nota oficial sobre as medidas que estão sendo adotadas após as mortes de S.S, de 28 anos, moradora de Cambury e seu bebê, ocorridos no dia 23 de outubro. A mãe de S.S., J.R. denunciou, através das redes sociais, que teria havido suposta negligência por parte do médico e do hospital. A filha dela estava grávida.
Na nota, a Prefeitura informa que, infelizmente, vieram a óbito mãe e filho, no Hospital de Boiçucanga, na Costa Sul do município, e que o fato está sendo devidamente apurado pela equipe técnica da secretaria, como preconiza o Conselho Regional Medicina.
A Prefeitura, entretanto, ressalta que no atendimento em data anterior, o médico que avaliou a paciente realizou ultrassom e exames laboratoriais que não constataram anormalidades clínicas na paciente. Segundo a prefeitura, todas as informações constam no prontuário da paciente.
A Secretaria de Saúde de São Sebastião informa ainda que num segundo momento, a paciente chegou sem vida ao hospital e a equipe médica adotou os procedimentos necessários para tentar salvar a vida do bebê.
Contudo, de acordo com dados da SESAU, mais de mil partos são realizados por ano no município – e todos feitos por profissionais qualificados, a fim de oferecer segurança, e acolhimento em um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher.
A prefeitura, ressalta também que os fatos estão sendo narrados nas redes sociais com ausência de informações, levando a conclusões precipitadas dos fatos.
Segundo a prefeitura, o caso está sendo acompanhando pela comissão de ética médica e pelos órgãos de justiça para que os fatos sejam esclarecidos da maneira mais transparente possível. A prefeitura de São Sebastião lamenta e se solidariza com a família neste momento de dor.