A escritora sebastianense Janaína de Figueiredo teve seu livro “Formigável” ( Editora Aletria) selecionado entre os cincos finalistas ao 64º Prêmio Literário Jabuti, referência entre as premiações do mercado editorial brasileiro, na categoria infantil.
A divulgação dos cinco finalistas por categorias aconteceu nesta terça-feira(8). A relação dos vencedores será divulgada no dia 24 em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo.
Segundo a organização, foram mais de 4.000 livros inscritos. “Formigável” um dos 10 selecionados na 1ª fase da categoria infantil, concorrerá com “Mesma nova história”, de Everson Bertucci, Juão Vaz e Mafuane Oliveira; “O jabuti não tá nem aí”, de Dalton Paula e Itamar Assumpção; “Sonhozzz”, de Daniel Kondo e Silvana Tavano; e, “Uma planta muito faminta”, de Renato Moriconi.
O livro foi ilustrado por Rafa Anton e conta sobre o encontro entre uma formiga operária e uma galinha caipira, tratando-se de uma narrativa delicada que fala da importância da empatia no mundo.
“Estou muito feliz por essa indicação. Formigável é um livro especial que traz questões importantes para nosso tempo. As ilustrações de Rafa Anton são preciosas e flagram a história de um encontro inesperado e transformador.”, ressaltou a escritora.
Janaína de Figueiredo, além de escritora é também antropóloga, educadora e contadora de histórias. Tem 7 livros publicados, O Fuxico de Janaína (Aletria), Nós de Axé (Aletria), Meu Avô é um Tata (Pallas), Boi de Conchas e outros Contos caiçaras (Sowilo), Formigável (Aletria), Sapatinho de Makota (Pallas) e Seu Tainha (Tigrito).
Realizado desde 1958, o Prêmio consolidou-se como a principal Patrimônio cultural do país e é responsável por reconhecer e divulgar a potência da produção nacional, com a valorização de cada um dos elos que formam a cadeia do livro, dialogando com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade.