As obras dos Contornos de Caraguatatuba e São Sebastião estão com avanço de 65,5% (dados de outubro). As obras dos contornos do litoral norte foram assumidas pela Concessionária Tamoios em setembro de 2021. O prazo de entrega dessas obras é de 26 meses. Os contornos facilitarão o acesso dos motoristas que se destinam até Ubatuba e São Sebastião. Fotos: Felipe Samurai/Concessionária Tamoios
As obras dos contornos Norte e Sul foram iniciadas em 2013 pelas construtoras Serveng/Civilsan(contorno Norte) e Queiroz Galvão(contorno Sul). A previsão era que os dois trechos fosse concluídos em 2016(Norte) e 2017(Sul). As obras foram paralisadas no em 2018 e os contratos com as construtoras rescindidos pelo Estado, através da Dersa, em março de 2019. O Estado investiu cerca de R$ 1,4 bilhão nas obras que tiveram 76% de execução, conforme foi divulgado na época da rescisão do contrato.
O pacote assinado no dia 27 de agosto do ano passado, 2021, previa 46 obras entre pontes e viadutos, além de seis conjuntos de túneis. A nova via terá 33,9 km de extensão com aumento da segurança viária em um novo corredor logístico para o Porto de São Sebastião e aos polos de turismo do Litoral Norte.
Depois de pronto, o complexo viário será administrado pela Concessionária Tamoios. O trecho também contará com túneis e viadutos que facilitarão o acesso à Ubatuba e ao Porto de São Sebastião.
As imagens atuais, de outubro de 2022, são do projeto Mudanças de um Contorno, do fotógrafo Felipe Samurai, que tem o propósito de mostrar a importância da fotografia como registro histórico e as transformações no desenvolvimento urbano, ambiental e social, pela construção de uma estrada.