Treze praias estão inadequadas para banho no Litoral Norte

O Litoral Norte tem 13 praias classificadas como impróprias para banho no fim de semana, segundo boletim de balneabilidade divulgado ontem, quinta-feira, dia 27, pela Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Entre a praias classificadas como poluídas estão a de Picinguaba e Itamambuca(Foto), duas das praias mais frequentadas em Ubatuba; e, também, as praias de Siriúba e Viana, em Ilhabela.

A cidade de Caraguatatuba, mais uma vez, não tem nenhuma praia classificada como imprópria para uso. Estão inadequadas para banho quatro praias em Ubatuba; cinco em São Sebastião; e, quatro em Ilhabela.

Confira as praias impróprias para uso no fim de semana:

Ubatuba: Picinguaba, Itamambuca, Itaguá e Perequê-Mirim.

São Sebastião: Prainha, São Francisco, Pontal da Cruz, Porto Grande e Preta do Norte.

Ilhabela: Armação, Siriúba, Viana e Portinho.

 

Orientação

 

As praias classificadas como impróprias pela Cetesb são sinalizadas com bandeiras da cor Vermelha e devem ser evitadas devido ao risco de doenças transmitidas pela presença do esgoto no água do mar. As praias sinalizadas com bandeiras da cor Verde apresentam boas condições de balneabilidade.

 

A Cetesb monitora semanalmente 98 pontos no litoral norte e o resultado é divulgado todas as sextas-feiras no site da companhia.  Segundo a Cetesb, durante o inverno é normal uma redução significativa no número de praias consideradas improprias, nos boletins emitidos semanalmente.

 

A poluição nas praias do Litoral Norte cresce após as fortes chuvas quando o esgoto e o lixo lançados indevidamente em córregos e rios que cortam bairros sem coleta e tratamento de esgoto chegam até as praias.

 

Ubatuba tem apenas 45% de suas moradias atendidas por coleta e tratamento de esgoto, é o pior índice de saneamento básico na região. Caraguatatuba tem 87% das moradias atendidas por coleta de esgoto; São Sebastião, 68%; e, Ilhabela, 61%. A expectativa é de que dentro de três a cinco anos, esses índices crescerão e diminuirá a poluição nas praias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *