Prefeitura de Caraguatatuba fará mutirão de limpeza em rios e costões das praias da Tabatinga e Mococa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, fará um mutirão de limpeza no rio Tabatinga, na região norte do município.

O mutirão, que ocorrerá no dia 19 de novembro, será feito em parceria com a ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam).

O projeto ‘Despoluição do Rio Tabatinga: Água Limpa + Saúde’, será uma iniciativa que visa preservar e despoluir o rio desde a nascente até a sua foz entre as praias da Tabatinga e Galhetas.

A proposta do mutirão ocorreu na reunião entre o secretário adjunto de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira e Eduardo Leduc, presidente do Ceepam.

A motivação do projeto se dá pelo fato de que há alguns anos a praia da Tabatinga se mantinha com a bandeira vermelha da Cetesb, que indica poluição por coliformes fecais da água do mar no trecho próximo ao rio.

Hoje, dados do último período de amostragem da qualidade da água pela Cetesb revelam que todas as praias da cidade estão próprias para banho. Por isso, é importante continuar preservando.

 

Cronograma

 

O evento será realizado de 8 a 19 de novembro com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Saúde e Educação, além dos institutos Supereco, Argonauta, Associação Caraguatás Ambiental, Sabesp e outros voluntários de empresas parceiras.

Dia 8 – Oficina educacional, “Serra, Terra e Mar”, realizada pelo Instituto Supereco.

Dia 10 – Oficina Educacional “O lixo na casa dos animais marinhos”, realizada pelo Instituto Argonauta.

Dias 12 a 15 – Exposição educativa na praia Tabatinga (Quiosque do Chileno), sobre a poluição do rio e do mar.

Dia 14 – Limpeza de micro lixo liderada por Gigliardi Ferreira, o “Guardião das Costeiras, na costeira da Mococa/Gaivotas, visando a proteção das tartarugas que frequentam o local.

Dia 19 -Exposição educativa na praia e mutirão de limpeza no rio Tabatinga, costeira das Galhetas, praia e bairros da Tabatinga e Galhetas com apoio das entidades e voluntários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *