A décima edição da Copa Brasil de Vela começou nesta quarta-feira (26) na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela (SP). O evento reúne as classes olímpicas de Paris 2024 e outras categorias voltadas às categorias de base da modalidade. A competição deve reunir mais de 100 atletas.
As classes convidadas são ILCA 7, ILCA 6, Laser Radial, Laser, Finn, 470 misto, 420, 49er, 49erFX, Nacra 17, Nacra 15, IQFoil/WindFoil, 29er, Fórmula Kite, Snipe, Optimist e Dingue/Tempo. As regatas terminam no sábado (29).
As regatas são organizadas pela CBVela – Confederação Brasileira de Vela, Prefeitura de Ilhabela e FEVESP – Federação de Vela do Estado de São Paulo. A reunião de comandantes ocorreu às 10h30 e na sequência, na mesma Escola de Vela Lars Grael, aconteceu a cerimônia de abertura oficial. A previsão para as provas de estreia era de vento na direção Leste de 12 a 15 nós.
O único campeão mundial de Optimist da história da vela brasileira também vai correr em casa em Ilhabela (SP). Alex Kuhl, ouro na edição de 2021 no Lago di Garda, está inscrito na classe 420 ao lado de Handrey Cantini.
”Será um campeonato muito bom, com todas as classes para a gente estar olhando como está o nível do Brasil. As condições de vento vão ser bem boas, vão ser quatro dias de leste provavelmente”, explicou Alex Kuhl. ”Minha expectativa está boa. Acho que a gente vai estar bem no campeonato e fazer tudo o que a gente pode”.
Outro destaque da vela brasileira em ação na Copa Brasil de Vela será Mateus Isaac. Número 3 do ranking mundial de IQFoil, o atleta de Ilhabela (SP) é uma das esperanças de medalha do país em Paris 2024, quando a classe das pranchas estreia no programa olímpico.
”Muito bom participar da Copa Brasil de Vela. Eu gosto muito de competir em Ilhabela, diversão garantida, competindo com os amigos e perto da minha família”, disse Mateus Isaac.
A X Copa Brasil de Vela vale também como Copa Brasil de Vela Jovem com as classes do Mundial da Juventude de 2022, Campeonato Brasileiro Interclubes de Optimist e Sudeste da Classe Finn de 2022.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.