Cidades inteligentes: Caraguatatuba é destaque na “Governança” e São Sebastião em “Segurança Pública”

No Litoral Norte, apenas Caraguatatuba conseguiu ficar entre as 100 melhores cidades do país no Ranking Connected Smart Cities 2022. O ranking é realizado há oito anos pelas empresas Necta e Urban Systems, tendo como base o uso de tecnologias na administração pública.

 

Foram avaliados 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. Na região, São Sebastião e Ubatuba não conseguiram ficar entre as 100 primeiras no ranking geral, mas o município de São Sebastião foi destaque regional e estadual no quesito Segurança.  Ilhabela ficou de fora da avaliação por ter cerca de 35 mil habitantes.

 

No geral, Curitiba(PR) ficou em primeiro lugar com nota 38,571; Florianópolis(SC), em segundo com nota 37,925 e São Paulo, em terceiro com nota 36,877.

 

Caraguatatuba, com nota 29,946, apareceu na 78ª colocação no ranking geral; na 44ª posição a nível de sudeste; e, na 32º colocação a nível estadual.

 

 

 

Caraguatatuba se destacou nos itens Governança (3º lugar); Meio Ambiente (20º) e Saúde (38º), mas ficou fora do ranking que avaliou as melhores cidades nas áreas da Segurança, Educação, Mobilidade, Empreendedorismo, Urbanismo, Economia, e Tecnologia de inovação.

 

São Sebastião se destacou na Segurança. Foto: Central de Monitoramento da prefeitura

 

São Sebastião, que obteve nota geral de 29,223, ficou fora da lista das 100 melhores cidades, mas se destacou em 63ª colocação entre as cidades do sudeste. A cidade ficou na 21ª colocação no quesito Segurança e na 37ª colocação no quesito Governança.

 

Com relação ao quesito Segurança, da Costa Norte à Costa Sul, todas as câmeras de segurança estão interligadas ao Centro de Operações Integradas (COI), formando assim a maior Muralha Digital da região.  São Sebastião é considerado a cidade mais segura do litoral paulista e a 5ª mais segura do país, entre os municípios com até 100 mil habitantes.

 

Ubatuba, com nota 25.905 também ficou de fora da lista das 100 melhores cidades, no geral e no sudeste, mas ficou na 98º colocação entre cidades de 50 a 100 mil habitantes, se destacando no quesito Governança(53º colocação).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *