Acesso na faixa de areia está proibido durante duas horas para execução dos serviços; voo livre também está suspenso nesse período
Dando continuidade ao estudo sobre erosão costeira, iniciado em 24 de maio de 2022, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), informou que a partir desta segunda-feira (17) o acesso de banhistas nas praias do Município estará proibido até quinta-feira (20), em períodos manhã e/ou tarde, para a realização de monitoramento via drone da faixa costeira.
O estudo (monitoramento) será feito por um drone e deve mostrar os impactos dos processos oceanográficos (avanço da maré e ressacas) na costa de São Vicente. Segundo a prefeitura, através dos estudos será possível identificar os processos erosivos e elaborar u plano de contingência para as ressacas.
Ainda, segundo a prefeitura, os estudos devem apontar se haverá necessidade ou não de obras estruturais para conter o avanço do mar e ressacas em pontos mais críticos. A prefeitura informou que é necessária a interdição das praias para que a leituras dos drones sejam precisas e evitar riscos de acidentes em caso de queda do aparelho.
Os locais que receberão o estudo são os seguintes:
Segunda-feira (17)
Manhã (8h30): Praia (Rua Japão) e Parque Bitaru
Tarde (13h30): Parque Prainha
Terça-feira (18)
Tarde (13h30): Praia Paranapuã
Quarta-feira (19)
Manhã (8h30): Gonzaguinha e Biquinha
Tarde (13h30): Praia dos Milionários
Quinta-feira (20)
Manhã (8h): Praia Itararé
Tarde: atividades complementares de sobrevoo de drone
Voo Livre: Os voos de parapente estão suspensos nos períodos em que o drone estiver em operação na praia do Itararé, ou seja, quinta-feira (20), das 7h às 13h.
Essas medidas são necessárias para que as leituras sejam as mais precisas possíveis, além de evitar eventual queda do equipamento e risco aos frequentadores.