Um fenômeno recorrente na cidade de Paraty foi registrado na semana passada, quando milhares de caranguejos invadiram a praia do Jabaquara. A praia do Jabaquara é a maior da região central de Paraty. No final da praia encontra-se o manguezal, berçário de várias espécies da vida marinha, como peixes, moluscos e crustáceos, entre eles, o caranguejo Tesoura Uca.
O fenômeno ocorreu na última quarta, 12, na praia do Jabaquara, quando milhares de caranguejos da espécie Tesoura Uca invadiram a areia da praia. Trata-se de caranguejo pequeno, também conhecido como chama-maré, tesoura, siri-patola, entre outros. Os machos possuem uma das garras bem maior que a outra. Costumam viver em manguezais e na zona entre marés, de praias arenosas protegidas. Confira a foto:
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Paraty, Vinicius Soares de Oliveira, o fenômeno é natural e acontece em função da chuva intensa que atingiu a região nos últimos dias, o que diminuiu a salinidade da água do mangue, obrigando os caranguejos a buscar um local com equilíbrio entre a água salgada e doce.
O secretário informou ainda que a equipe da secretaria vem realizando o monitoramento do evento natural realizando a conscientização de turistas e moradores sobre a importância de respeitar a sua movimentação. Com a diminuição dos índices pluviométricos o fenômeno tende a diminuir nos próximos dias, momento o qual os caranguejos retornarão naturalmente ao mangue.