Prefeito de Ilhabela declara que no 2º turno irá apoiar o candidato “menos ruim”: Bolsonaro

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL), foi o primeiro prefeito do Litoral Norte a se posicionar com relação ao segundo turno para governador e presidente. No primeiro turno, Colucci teria votado em Ciro(PDT) e Tarcísio de Freitas(Republicanos).

Colucci desde que assumiu a prefeitura da ilha, há um ano e nove meses, sempre foi o maior crítico do governo do PSDB no Litoral Norte. No primeiro turno, foi o único prefeito da região a apoiar Tarcísio de Freitas. Os prefeitos Felipe Augusto(PSDB), de São Sebastião; Aguilar Junior(MDB), de Caraguatatuba; e, Flávia Paschoal(PL), de Ubatuba,  fizeram campanha para Rodrigo Garcia(PSDB).

Tarcísio venceu nas quatro cidades da região obtendo 86.689 votos. Haddad(PT) foi o segundo mais votado no Litoral Norte. Bolsonaro venceu em Caraguatatuba, Ubat8ba e Ilhabela; Lula venceu em São Sebastião.

Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira, dia 3, para a emissora Ilhabela FM, Colucci adiantou que irá manter o apoio ao candidato do Republicanos, Tarcísio de Freitas e que  irá apoiar Bolsonaro no segundo turno.

O prefeito de Ilhabela deixou claro que seu candidato era Ciro Gomes, do PDT, mas que vai optar agora pelo “menos ruim”. Bolsonaro.  Colucci  fez críticas ao ex-presidente Lula e disse temer que ele, se eleito, permaneça por oito anos no governo. O ex-presidente Lula já afirmou que se eleito não buscará a reeleição.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, usou as redes sociais para agradecer a população pela eleição ter transcorrido de maneira tranquila no município. Agradeceu pela votação obtida por seu ex-sogro, Antonio Carlos da Silva(Republicano) que obteve 7.257 votos na cidade e 32.092 no total, mas não se elegeu.

 

 

Felipe demonstrou apenas uma preocupação, de que,  contratos e convênios e obras, não sejam cancelados ou suspensos por que vencer o governo do estado no segundo turno: Tarcísio ou Haddad. O prefeito  deixou claro que  a cidade e região dependem das obras em andamento, entre elas, da Sabesp(saneamento básico), contornos da Tamoios e recuperação da Rio-Santos.

O prefeito não declarou quem irá apoiar no segundo turno. Em São Sebastião, Lula(PT) venceu para presidente e Tarcísio para governador. Tudo indica que Felipe deverá aguardar o posicionamento do governador atual, Rodrigo Garcia, para definir também quem irá apoiar. Tudo indica que Felipe apoiará Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.

Em Caraguatatuba, o prefeito Aguilar Junior(MDB), que apoiou Rodrigo Garcia(PSDB), ainda não foi as redes sociais para fazer um balanço das eleições e se posicionar com relação ao segundo turno. Tarcísio venceu em Caraguatatuba. Ele deve aguardar também o posicionamento do atual governador.  Tudo indica que deverá apoiar Tarcísio de Freitas e Bolsonaro.

Hoje, o prefeito postou na sua página apenas agradecimentos: “Agradeço muito o apoio e o carinho recebido nos últimos dias. Saímos vitoriosos, com o meu candidato, Neto Bota, conquistando o maior número de votos da cidade para Deputado Estadual.
Agradeço o meu time, que acreditou na nossa proposta e mais uma vez mostrou a sua força. Sigo trabalhando por Caraguatatuba e minhas decisões serão sempre tomadas pensando na nossa população e no melhor para o nosso município“. 

Em Ubatuba, a prefeita Flávia Paschoal(PL), também ainda não se manifestou oficialmente nas redes sociais sobre quem irá poiar no segundo turno. Ela também fez campanha para Rodrigo Garcia(PSDB) no primeiro turno. Deverá apoiar Tarcísio e Bolsonaro.  Os dois candidatos venceram o primeiro turno em Ubatuba.

A prefeita apenas postou um agradecimento pelos votos obtidos por seus candidatos a deputado estadual e federal. “Olá meus amigos, quero aqui agradecer o empenho e engajamento de todos que lutaram conosco nestes últimos dias. O esforço de todos , resultou na vitória dos nossos deputados André do Prado e Marcio Alvino , deputados que estão ajudando muito nossa Ubatuba e foram os mais votados da nossa cidade. Nossa gratidão a todos pelos 7. 184 votos para nosso deputado estadual André do Prado e 5.900 votos para nosso deputado federal Márcio Alvino. Nossa gratidão! Um grande abraço Flávia Pascoal”. 

Confira como foi o 1º turno no Litoral Norte:

Presidente

Em Caraguatatuba, maior colégio eleitoral da região, Bolsonaro teve 40.760 votos, 53,23% dos votos válidos; Lula, 28.924 ( 37,77%); Simone Tebet(MDB), 4,90%; e, Ciro (PDT), 2,84%.

Em Ubatuba, segundo maior colégio eleitoral do Litoral norte,  Bolsonaro obteve 57,55% dos votos válidos; Lula(PT), 34,60%; Simone(MDB), 4,08%; e, Ciro (PDT), 2,67%.

Em São Sebastião, o ex-presidente Lula(PT), venceu as eleições em primeiro turno com 46,38% dos votos válidos; Bolsonaro(PL), ficou em segundo com 44,72%; Simone(MDB), com 4,92%; e, Ciro(PDT), com 2,99% dos votos.

Em Ilhabela, Bolsonaro venceu o primeiro turno com 50,31% dos votos válidos; Lula (PT) ficou em segundo com 39,77%; Simone(MDB), em terceiro com 5,37%; e, Ciro(PDT), em quarto lugar com 3,38%.

Governador

Em Caraguatatuba, Tarcísio de Freitas(Republicanos) venceu o primeiro turno  com 32.141 votos(45,92% dos votos válidos); Haddad(PT), teve 20.239 votos (28,92%); Rodrigo Garcia(PSDB), obteve 15.752 votos (22,51%). O prefeito Aguilar Júnior(MDB) apoiou Rodrigo Garcia(PSDB).

Em Ubatuba, Tarcísio obteve 57,55% dos votos válidos; Haddad (PT), teve 30,07% dos votos; e, Rodrigo Garcia(PSDB),  12,81%. A prefeita Flávia Paschoal (PL) apoiou Rodrigo Garcia(PSDB).

Em São Sebastião, Tarcísio de Freitas obteve 39,77% dos votos válidos; Rodrigo Garcia(PSDB), teve 38,30% dos votos; e, Haddad (PT), conseguiu 19,61% dos votos. O prefeito Felipe Augusto(PSDB), apoiou Rodrigo Garcia, do seu partido.

Em Ilhabela, Tarcísio obteve 50,31% dos votos válidos; Haddad (PT), 32,58% dos votos; e, Rodrigo Garcia(PSDB), ficou com 14,21% dos votos.  O prefeito Toninho Colucci(PL) apoiou o candidato Tarcísio de Freitas(Republicano).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *