Uma garça-moura foi resgatada ontem, terça-feira, dia 27, por agentes da secretaria do Meio Ambiente e guardas-parques no bairro Jabaquara em Paraty. A ave, que estava machucada, foi resgatada após moradores acionarem a Secretaria municipal do Ambiente (SEMAM) e a equipe de guarda-parques da REEJ-INEA.
A ave foi levada para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) localizado na Vila Residencial de Mambucaba para os devidos procedimentos afim de ser introduzida novamente ao seu hábitat natural.
A garça-moura ou socó-grande (Ardea cocoi) é uma ave da ordem Pelecaniformes, família Ardeidae. É conhecida também como maguari, socó-de-penacho, baguari (Pantanal), mauari (Amazônia), garça-parda (Rio Grande do Sul), garça-morena e joão-grande.
Com aproximadamente 125 cm e 1,80 m de envergadura é a maior garça do Brasil. Possui a face branca e preta, com o loro azul-claro. O resto do corpo é coberto por penas azuis-cinza e com manchas pretas na altura do flanco e do abdômen. Além disso, suas patas são pretas e seu bico é amarelo. A ave alimenta-se de peixes, rãs, pererecas, caranguejos, moluscos e pequenos répteis. Captura presas de lugares mais fundos, que outras garças não conseguem alcançar.
Telefones de contato para esse tipo de ocorrência:
SEMAM: (24) 3371-2687
Vigilância Ambiental: (24) 33712994
REEJ INEA: (24) 3371-9654