Projeto da construção de viaduto na Tamoios vence prêmio internacional na Suíça

O Viaduto 3, um dos trechos mais desafiadores da duplicação da Rodovia dos Tamoios, foi reconhecido mais uma vez com uma relevante premiação internacional: o FIDIC Project Awards 2022. O prêmio foi concedido no último dia 12, durante a Conferência de Infraestrutura Global da FIDIC, em Genebra, Suíça.

O projeto do Viaduto 3, foi o único projeto brasileiro a concorrer com outros 28 internacionais, venceu na categoria de médio porte; o anúncio aconteceu durante a Conferência de Infraestrutura Global da FIDIC, em Genebra, Suíça.

As obras da Nova Serra da Tamoios foram iniciadas em dezembro de 2015 e concluídas no início de 2022. O trecho foi liberado ao tráfego em 26 de março de 2022. Cerca de R$ 2,9 bilhões foram investidos na duplicação da serra. Para evitar impactos ambientais e manter a vegetação de Mata Atlântica existente na região, a obra foi projetada com cerca de 2,5 quilômetros de viadutos e mais de 12 quilômetros de túneis, tendo um deles 5,55 quilômetros ininterruptos, o maior do Brasil.

A construção do viaduto 3 fica no trecho novo de subida, tem cerca  de 315 metros de extensão e foi construído com a utilização do cable crane, um equipamento importado que permitiu a construção do viaduto sem prejuízos a mata atlântica.  O cable crane é um teleférico de carga conduzido por cabos e erguido por torres treliçadas, que transportou todo o material utilizado na obra, sem a necessidade de abertura de acessos pela mata preservada.

“Houve grande sinergia entre a equipe de projeto e a equipe de obra, o que impulsionou os resultados no empreendimento. A experiência da Álya Construtora, a abertura a novas soluções como o Cable Crane, a importância dada à tecnologia do concreto, tudo contribuiu muito”, destacou o chefe do Departamento de Estruturas da Engecorps Engenharia, Iberê Martins da Silva.

“O FIDIC Project Awards deste ano demonstra a mudança de práticas das empresas construtoras e projetistas, e o importante impacto positivo que o setor de infraestrutura pode gerar no que tange à qualidade de vida social, econômica e ambiental em todo o mundo”, ressalta o engenheiro Pedro Paulo Soares, que atuou na Coordenação da Engenharia durante as obras de duplicação da Tamoios.

 

Premiação ocorrida no dia 12 de setembro em Genebra, na Suíça

 

 

Além desta premiação, o Viaduto 3 já foi reconhecido em três outras premiações:

-Prêmio Eco de Sustentabilidade 2017 – primeiro lugar na categoria Empresa de Grande Porte, na modalidade Práticas de Sustentabilidade em Processo, promovido pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM);

-Prêmio Internacional “Excellence in Concrete Construction” 2021 – segundo lugar na Categoria Infraestrutura;

-Prêmio Engenharia Estrutural 2021 – menção honrosa – promovido pelo Grupo Gerdau e pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *