O Festival Paralímpico Loterias Caixa, realizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será realizado em 105 locais espalhados por todas as regiões do país neste sábado, dia 24 de setembro. As inscrições foram feitas por formulário online.
No Litoral Norte, o evento acontece em Ubatuba, na praia do Perequê-Açu, com apoio da Prefeitura local. No total, 175 crianças e jovens, de 8 a 17 anos vão participar das atividades em três modalidades: surfe adaptado, atletismo de praia e canoa polinésia adaptada e canoa caiçara adaptada, que acontecem das 8h às 12h.
O evento, que é organizado pelo CPB desde 2018, proporciona a crianças com e sem deficiência (até 20%) a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional. Estes 105 núcleos estarão localizados nas 27 unidades federativas do Brasil – 26 estados e o Distrito Federal. Dessas 105 sedes, 25 são Centros de Referência do CPB.
Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê, elaborado em 2017, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
Entre os inscritos para o evento até esta segunda-feira, 12, cerca de 45% eram crianças ou jovens com deficiência intelectual. Participantes com autismo também representavam 15,4% das inscrições, enquanto com deficiência correspondiam a 11,9%.
A primeira edição do Festival, há quatro anos, foi realizada em 48 locais com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e recebeu mais de 10 mil inscritos. No ano seguinte, a ação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e retornou em 2021, com 8 mil participantes em 70 núcleos.
O Festival ocorre em setembro por causa da celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e realizado em 4 de dezembro para acompanhar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro).