Prefeituras do Litoral Norte promovem ações no Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios

Neste sábado, dia 20, é comemorado o Dia Mundial da Limpeza. Na região, todas as prefeituras promovem, hoje, diversas ações para limpeza de praias, mangues e rios contando com apoio de entidades ambientalistas, escolas e voluntários.

O Dia Mundial da Limpeza é considerado o maior evento ambiental do planeta e conta com a participação de 191 países e milhões de pessoas, que se juntam para realizar a limpeza de praias, mangues e rios. Confira a programação nas cidades da região:

 

Ilhabela

 

Em Ilhabela, a prefeitura promove neste sábado (17/9), diversas ações voltadas à preservação e conscientização sobre o descarte correto do lixo. A programação é organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e terá início às 8h, na Praia do Perequê, tendo como ponto de encontro o Marco da Paz. Será feita uma ação de limpeza da praia.

Uma das ações programadas é inédita nesta edição: idealizada pela PADI WERE com as operadoras de mergulho Narwhal e Oceanosub e apoio da SEIKO Brasil, que farão uma ação de remoção de resíduos no fundo do mar. Os pontos de mergulho serão no píer da Vila, píer do Perequê, píer do Engenho D´Água e no entorno da Ilha das Cabras.

Uma Tenda do Instituto Argonauta vai ficar na praia do Perequê, também na região do Marco da Paz, onde haverá exposição de material de educação ambiental, no intuito de sensibilizar a população sobre a problemática do lixo no oceano. As atividades programadas também incluem aula de alongamento, roda de conversa sobre a campanha Setembro Amarelo e verificação de pressão arterial e glicemia.

Além dessa programação na praia do Perequê, serão instalados dois pontos de entrega voluntária, sendo um para roupas, destinadas posteriormente ao Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela e outro de resíduos eletrônicos.

Em Ilhabela, as ações são promovidas pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços Urbanos e Fundo Social com o apoio do Instituto Argonauta, GM&C e Valle.

Caraguatatuba

 

 

 

A Prefeitura de Caraguatatuba irá reunir os grupos de voluntários, neste sábado (17), às 9h, para o grande evento do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, em 13 locais definidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

A ação contará com diversos colaboradores para realizar a distribuição dos kits com coletores e luvas e direcionar a coleta dos resíduos. Os participantes são orientados a levar protetor solar, garrafas de água e utilizar roupas confortáveis para a atividade.

O evento reunirá muitas instituições, empresas e ONGs em rede com o poder público para promover o mutirão em benefício do meio ambiente, incentivando a conscientização e conservação da natureza.

Dentre os colaboradores está a Guarda Mirim de Caraguatatuba, as ONGs Acaju e Caraguatá, Fundacc, colégio Objetivo, Rotary Club em conjunto com o colégio Canópus e o 85° Grupo Escoteiro Caraguatá, com apoio da Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de São Sebastião), Bombeiros Marítimo de Caraguatatuba – 3º SGBMar e Polícia Militar Ambiental.

Também terá o apoio voluntário da Câmara Municipal, além do Guardião da Costeira, representante da equipe de canoagem da pedra da freira e servidores públicos.

Os Ecopontos, por meio da empresa Compell, estarão participando do evento atuando como ponto de entrega dos materiais.  Além disso, o caminhão da Coleta Seletiva passará no fim da ação recolhendo os resíduos que serão encaminhados para a cooperativa realizarem a separação e a pesagem do material.

O Serramar Shopping em parceria com o “Guardião da Costeira – Gigliardi”, entre outros parceiros, vão se reunir no Caiçara Arena Futebol Society, às 8h deste sábado. Toda comunidade está convidada e não há necessidade de cadastro prévio, basta à boa vontade, conscientização e comparecimento!

No local de encontro vai ter apresentação do projeto e instruções para o auxílio da limpeza das praias e mangues. Após os esclarecimentos os voluntários vão juntos fazer a coleta dos lixos. Com horário do lanche, palestra e a ação de limpeza de fato, a iniciativa deve durar aproximadamente 4 horas.

 

São Sebastião

 

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (SEMAM) e da Educação (SEDUC), realizou, ontem, sexta-feira (16), uma ação de educação ambiental com os alunos dos 4.ºs anos da Escola Municipal Prof. “Doutor José Machado Rosa” e participantes do Projeto Garoçá, no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande.

O evento, realizado em parceria com os Instituto Argonauta, Instituto Supereco e com a voluntária Vanessa, de Paúba, foi em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, celebrado neste sábado (17).

Após a apresentação das instituições participantes e do trabalho realizado por elas, os alunos da Escola José Machado Rosa entregaram uma carta ao Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Felipe Cardim, com sugestões de ações a serem realizadas para a melhoria e preservação do Mangue do Colhereiro.

Entre as sugestões, estão a colocação de lixeiras; de uma placa com fotos e informações sobre os animais e plantas do manguezal, para conhecimento e valorização do local; realização constante de ações de limpezas; fiscalização e monitoramento do local; orientação aos usuários da balsa (travessia) sobre os cuidados com o mangue; preservação da mata existente no local; criação de um mascote para representar o manguezal; e divulgação do Mangue do Colhereiro nas redes sociais.

Após a leitura da carta, o secretário adjunto se comprometeu a apresentá-la ao prefeito Felipe Augusto e trabalhar para a realização das melhorias sugeridas. “Este é o intuito das ações de educação ambiental que realizamos, colocar no coração das crianças a importância de termos atitudes para a conservação ambiental”, disse.

A carta foi resultado do trabalho realizado a partir da leitura do livro “Gente, Bicho, Planta: O Mundo me Encanta, de Ana Maria Machado; e da participação dos alunos na ação promovida pela SEMAM no Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, em 26 de julho, oportunidade em que realizaram a limpeza do Mangue do Colhereiro.

A atividade deixou os alunos encantados com a beleza do manguezal, mas tristes e indignados por verem tantos resíduos descartados irregularmente, o que os levou a sugerir a produção da carta.

Na sequência, os alunos participaram de visitas monitoradas ao estande do Instituto Argonauta e ao Museu de História, Pesquisa e Arqueologia do Mar, localizado no Balneário; e participaram de uma atividade de desenho e pintura, promovida pelo Instituto Supereco, que resultou na elaboração de um mural. Também estava programada atividade de limpeza da praia, que foi cancelada devido ao mau tempo.

 Caminhada- Também em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, a Associação Amigos de Barequeçaba, em parceria com o Instituto Terra e Mar, realiza, neste sábado (17), a Caminhada Ecológica na Praia de Barequeçaba. O evento será às 10h tendo como ponto de encontro a Rua Guaeca, no canto direito da Praia de Barequeçaba.

 

Ubatuba

 

Rio Tavares antes da limpeza das boias flutuantes
Rio após a limpeza das boias flutuantes

 

 

O grupo Tamoio de Ubatuba promove neste sábado, dia 17, a partir das 9 horas. limpeza na praia do Perequê-Açu, em frente ao Instituto Argonauta.

A entidade deu inicio ao Dia Mundial da Limpeza no dia 13, quando foram limpas as boias flutuantes instaladas às margens do Rio Tavares, no bairro Estufa 1.

Ontem, dia 16, foi feita a limpeza da praia do Perequê-Açu, que terá continuidade neste sábado, dia 17. Na segunda, dia 19, haverá educação ambiental na escola Enesmar de Oliveira, no Praia Dura.

No dia 22, haverá a limpeza da praia do Perequê-Mirim e nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, ação ambiental na Praia de Itamambuca, durante campeonato Pro Surf da AUS(Associação Ubatuba de Surf).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *