O campeão mundial de surfe Filipe Toledo foi recebido com muito carinho pelas autoridades e moradores de Ubatuba nesta quarta-feira (14). Filipinho deixou Ubatuba em 2014 para ir morar em San Clemente, na Califórnia, mas sempre manteve-se presente na cidade onde mantém familiares, negócios e projetos sociais.
Pela manhã, ele foi recebido e homenageado pela prefeita Flávia Paschoal e demais autoridades no Paço Municipal. “É um orgulho muito grande recebermos esse atleta que levou o nome de Ubatuba para o mundo todo. A população da nossa cidade vibrou muito com o seu título e está pronta para demonstrar todo o seu carinho”, comentou a prefeita.
Flavia Pascoal entregou uma placa saudando o atleta que foi campeão mundial de surfe da World Surf League (WSL), ao superar na última quinta-feira (8) o também brasileiro Ítalo Ferreira, na final do circuito disputada em Lower Trestles, na Califórnia (EUA).
Na ocasião, Filipinho fez questão de agradecer à cidade pelo apoio em toda a sua trajetória e também a da sua família. “Muito obrigado Ubatuba por toda torcida, agradeço de coração. Foram muitos longos anos de trabalho para poder chegar e conquistar esse tão sonhado título – esse trabalho vem desde meu vô com meu pai, ensinando ele a surfar, também da Associação de Surfe de Ubatuba, enfim todo mundo tem parte nisso. Todo mundo aqui tem um pedaço desse título também”, agradeceu o atleta que também recebeu das mãos da prefeita uma bandeira da cidade.
A prefeita Flavia Pascoal lembrou ainda neste encontro o seu compromisso em manter Ubatuba como a capital do surfe. “Estamos investindo nas nossas escolinhas de surfe, no nosso mandato compramos pranchas novas e vamos continuar cuidando dos talentos da nossa cidade”, reforçou.
Após receber a homenagem na prefeitura, Filipinho Toledo subiu em um caminhão de bombeiro que percorreu as principais ruas da cidade. Por onde o caminhão passou, os moradores se postaram nas calçadas para prestarem suas homenagens ao campeão de 2022. O campeão, com taça do mundial nas mãos, fazia questão de retribuir o carinho da população. Filipinho fez questão de colocar posts do trajeto em cima do carro dos bombeiros em suas redes sociais.
Na pista de skate, no Itaguá, onde um paco foi montado para as homenagens ao campeão e a apresentação da banda Engrenagem, centenas de moradores de Ubatuba e cidades vizinhas estiveram presentes.
Olímpiadas 2024
Na praça do Itaguá, Filipinho Toledo discursou para os moradores e concedeu entrevistas. Ao repórter João Mota, da TV Vanguarda, Filipinho disse que foi uma decisão difícil que tomou em 2014 ao deixar a cidade e parte de sua família para ir morar na Califórnia. “Foi difícil, uma batalha, mas valeu a pena. Hoje estamos retornando com a taça de campeão”, disse o surfista.
Toledo comentou que sua conquista deve servir de estímulo para as novas gerações do surfe na região. Filipinho contou ainda que nos próximos dias pretende cumprir a agenda junto aos seus patrocinadores e depois, dar uma descansada com a família na Califórnia. O surfista finalizou prometendo brigar por uma das vagas para disputar as Olímpiadas de Paris em 2024.