O Conselho Municipal de Turismo (CMT) em reunião extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 8, autorizou o remanejamento de verba de R$ 2 milhões do Dadetur para que seja executada obra de contenção de erosão praial na avenida Leovigildo Dias Vieira, no Itaguá.
O encontro foi presencial e aconteceu em uma das salas do Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, contando com a presença dos conselheiros representantes de diversos setores e alguns convidados, representantes de organizações da sociedade civil. O recurso seria destinado para a implantação de portais na entrada do município, mas a prefeitura optou em utilizar o dinheiro na contenção e melhoria da avenida Leovigildo Dias.
Segundo a prefeitura, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), não se manifestou favoravelmente para a execução dos portais, foi sugerida a mudança de objeto, para que o montante não fosse perdido.
O CMT decidiu aprovar o remanejamento com o compromisso que o projeto executivo, contendo as planilhas, propostas e estudos, sejam passados pelo conselho, incluindo algumas sugestões citadas na discussão.
O secretário de Turismo interino, Joaquim Gomes Vidal, destacou a importância de conduzir os processos de maneira correta e reforçou que a prefeitura está aberta a ouvir sempre a população. “Já faz um tempo que nós estamos discutindo a questão da contenção da maré na Leovigildo pois a ideia é realizar algo eficaz que seja permanente, garantindo que o local não será mais prejudicado com as próximas ressacas. O objetivo é utilizar o recurso público com responsabilidade”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho, também frisou que é preciso avaliar as condições climáticas para a realização das obras no município e que sua pasta realiza um trabalho intersetorial com a Defesa Civil e Turismo.
A prefeita Flavia Pascoal esteve presente na reunião e comentou sobre a dificuldade e trâmites burocráticos para a conquista de recursos, reforçando a necessidade do empenho de todos para que o montante não seja perdido. “Nós temos prioridades básicas que nós temos que cumprir. Em cima disso nós vamos trabalhar e eu vou cobrar dos nossos secretários. A população me legitimou pelo voto para que eu possa comandar a cidade e fazer as deliberações pensando no melhor para o nosso município”, afirmou.