Demonstração aérea, show de balões, palestra e exposição itinerante do Museu Aeroespacial (Musal) são algumas das atrações da “Semana da Aviação de Ubatuba”, que será realizada de 8 a 14 de setembro, no aeroporto Gastão Madeira, no centro da cidade.
O evento marca os 200 anos da Independência do Brasil e os 100 anos do primeiro pouso de uma aeronave em Ubatuba, resultado de um raid aéreo feito pelo capitão Diego Aracena, do Exército chileno, que voou de Santiago trazendo mensagem do presidente do Chile ao presidente do Brasil no 1º Centenário da Independência Brasileira – além de coincidir com a celebração da Paz de Iperoig, no dia 14.
O objetivo é valorizar a história e as pesquisas aeronáuticas do aviador ubatubense Gastão Madeira, precursor dos estudos de dirigibilidade dos balões e criador de sistemas de navegação aérea e do aviplano. A programação busca envolver estudantes e o público em geral, despertando a curiosidade e o interesse acerca da aviação.
Confira a programação completa:
08/09 – Abertura oficial do evento no Aeroporto Gastão Madeira
Das 17h às 19h
09/09 – Night Glow – Show de balões ancorados
A partir das 20h
10/09 – Night Glow – Show de balões ancorados
A partir das 20h
10/09 – Palestra com a paraquedista Juliana Elaine Costa
Às 19h
11/09 – Demonstração aérea do T-G com a pilota Mônica Edo
Das 9h às 11h
12/09 e 13/09 – Exposição itinerante do Museu Aeroespacial (Musal) com palestra do Sargento Breno
Manhã: das 9h às 12h
Tarde: das 14h às 17h (somente para as escolas agendadas)
14/09 – Demonstração aérea da esquadrilha Fox de Brasília com o Major Kersul, Brigadeiro Bianc e Tenente Átila
Das 16h às 18h
História
O aeroporto construído na década de 30, começou a operar em 1939. Nesta época, existia uma pista, de grama, com 400 metros de extensão, onde pousavam os “paulistinhas”, aeronaves de pequeno porte.
Nos anos 40, a posição da pista era no sentido de extensão entre a avenida Iperoig e o mar, iniciando na Barra da Lagoa, sentido Praia do Cruzeiro, que oferecia muito risco aos pilotos, devido a presença de amendoeiras e a Estação Metereológica que existia no local.
Em 1949, o Estado investiu em um aeroporto maior, a pista passou a ter 600 metros de extensão por 15 metros de largura e a posição retornou a original. Nos anos 50, aviões de grande porte, para a época, chegaram a utilizar o aeroporto. Aviões pequenos, modelos “Stinson” para até três passageiros, eram comuns no aeroporto, em viagens entre São Paulo e Ubatuba, que duravam cerca de 50 minutos. Eram operados pelas empresas aéreas Valpar e Star, esta uma empresa de taxi-aéreo.
Em 1967, a Vasp chegou a ter uma linha semanal ligando Ubatuba a São Paulo e vice-versa. Em 1968, o aeroporto foi remodelado e ganhou uma pista asfaltada. No ano de 2004 o aeroporto foi modernizado e ampliado. A pista passou a ter 940 metros de extensão e largura de 30 metros. O aeroporto também ganhou um terminal para passageiros e estacionamento. O aeroporto é operado pelo consórcio Voa São Paulo e registra cerca de 5 mil operações de pousos e decolagens anualmente.