Litoral Norte registra oito casos de Monkeypox

O Litoral Norte registra oito casos de Monkeypox, a varíola dos macacos,  segundo dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde. Em todo o estado já são 3.051 casos.
No Litoral Norte, são três casos confirmados em São Sebastião; três , em Caraguatatuba; um em Ubatuba; e, um em Ilhabela. A secretaria não detalha o perfil, idade, o sexo e a situação clínica dos pacientes.

O primeiro registro de Monkeypox  na região ocorreu no dia 1º de agosto em Ubatuba. A Prefeitura de Ubatuba confirmou que um munícipe diagnosticado, na faixa etária de 20 a 29 anos, buscou atendimento no último dia 1º de agosto e o resultado do exame foi positivo. O paciente, morador de Ubatuba, não precisou ser internado, cumpriu apenas isolamento domiciliar, sendo acompanhado das equipes de saúde da cidade.

Logo após o primeiro caso da varíola dos macacos ter sido registrado em Ubatuba,  foram confirmados casos em Caraguatatuba e São Sebastião. No boletim de sexta-feira, dia 2 de setembro, aparece a confirmação do primeiro caso da doença em Ilhabela.

Cidades vizinhas ao Litoral Norte também registram casos da Monkeypox:  Bertioga tem um caso; Paraibuna, um caso;  São José dos Campos,
contabiliza 19 casos; Taubaté registra cinco casos; e, Jacareí, quatro casos.
Orientações
 O atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual.
Prevenção contra a Monkeypox (MPX):
– Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele;
– Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença;
– Higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel;
– Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais;
– Uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.
Sintomas da Monkeypox (MPX):
– O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;
– Caroço no pescoço, axila e virilhas;
– Febre;
– Dor de cabeça;
– Calafrios;
– Cansaço;

– Dores musculares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *