Consumidores de Ubatuba e Ilhabela terão reajuste na tarifa de energia elétrica a partir de sábado (27)

consumidores residenciais e de pequenos comércios terão reajuste que vão variar de 10,76 a 15,77%; consumidores conectados à rede de alta tensão, como indústria e shoppings, terão as tarifas elevadas em 23,72%

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou  ontem, terça-feira, (23) reajustes de energia da distribuidora Elektro Redes que atua no Estados de São Paulo.  No Litoral Norte, a concessionária atua nos municípios de Ubatuba e Ilhabela.

Para a Elektro Redes,  o aumento médio autorizado foi de 15,77% das tarifas da distribuidora. O índice de reajuste será aplicado à energia fornecida a 2,8 milhões de clientes da companhia a partir do próximo sábado (27) em 223 cidades do estado de São Paulo e em cinco municípios do Mato Grosso do Sul atendidos pela concessionária.

 

Confira os índices autorizados pela ANEEL:

 

Empresa Consumidores residenciais – B1
Elektro                         10,76%
Baixa tensão em média Alta tensão em média Efeito Médio para o consumidor
   11,61%     23,72%      15,77%

 

Os custos com os encargos setoriais foram os que mais influenciaram os percentuais de reajuste, além da compra, transmissão e distribuição de energia. Um dos itens que contribuíram para mitigar os índices foi o repasse dos créditos tributários referentes à retirada do ICMS na base de cálculo do PIS/PASEP e da Cofins, que resultou na redução de 4,47% no efeito para o consumidor. Outro fator de atenuação tarifária para a Elektro, de – 2,54%, foi decorrente da tarifa de repasse da potência contratada de Itaipu.

 

 

Os consumidores conectados à rede de alta tensão, como indústria e shoppings, terão as tarifas elevadas em 23,72%. Isto representa o dobro do índice de reajuste de 11,61% que será aplicado às contas de luz dos consumidores residenciais e de pequenos comércios.

O índice médio do reajuste tarifário anual da Elektro, ficou acima de 10% mesmo com o abatimento de 9,21% proveniente de medidas para conter a alta dos consumidores da companhia. O processo de reajuste ainda considerou os descontos de 4,47% relacionados aos créditos tributários de PIS/Cofins cobrado indevidamente da conta de luz e 3,04% da recém aprovada lei complementar que limitou a alíquota de ICMS sobre serviços essenciais a 18%.

 

Renegociação

 

A Neoenergia Elektro, empresa concessionária da energia elétrica em Ilhabela e Ubatuba, está com um programa de negociação de débitos para clientes inadimplentes há mais de 180 dias. De acordo com informações da empresa, o Feirão Fique em Dia deve zerar cobranças de juros, correção monetária e multa das faturas com mais de seis meses de atraso, chegando a até 40% de desconto da dívida total.

A negociação de débitos pode ser feita também dentro dos próximos 30 dias e permitirá a quitação do débito à vista ou parcelado em até 24 prestações no cartão, com o desconto de 23% na taxa de serviço cobrada pelo cartão de crédito.

A intenção da companhia é contribuir com a recuperação financeira dos consumidores que se depararam com dificuldade no orçamento doméstico no último ano e torná-los adimplentes com a concessionária. O cliente interessado em aproveitar a oportunidade do Saldão Feirão Fique em Dia deve acessar o Portal de Negociação da empresa (www.neoenergiaelektro.com.br), clicar no link negociação de dívidas e realizar todo o processo. Além do site, as negociações podem ser realizadas via Whatsapp (19 2122 1696).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *