Eleitores de Castelhanos e Bonete irão votar pela 1ª vez em suas comunidades

Projeto Inclusão Politico-Eleitoral do TRE-SP beneficiará as comunidades de Castelhanos e Bonete em Ilhabela; boletins das urnas serão transmitidos via satélite

 

O portal Notícias das Praias dá início a cobertura das eleições 2022. Nesta segunda, dia 22, vamos falar sobre o projeto de inclusão político-eleitoral do TRE-SP, que instalará urnas de votação nas comunidades isoladas de Ilhabela. Pela primeira vez, eleitores das comunidades da baía de Castelhanos e do Bonete não precisarão mais se locomoverem de barco ou pelas trilhas até escolas do centro da ilha para votarem.

Uma das boas novidades das eleições deste ano: os eleitores das comunidades isoladas de Castelhanos e Bonete, no sul de Ilhabela, não precisarão mais se deslocarem de barco ou através de trilhas para votarem nas secções eleitorais instaladas na região central da ilha.

Este ano, através de uma bela iniciativa do TRE(Tribunal Regional Eleitoral), serão instaladas urnas para votação em outubro nas comunidades do Bonete e de Castelhanos. Trata-se de um projeto de inclusão iniciado pelo TSE(Tribunal Superior Eleitoral) em todo o país, que também, chegará em Ilhabela.

A instalação de urnas no Castelhanos e Bonete nas eleições deste ano foi avaliada pelo TRE em março deste ano, que enviou seus técnicos para visitarem as duas comunidades.

Como as duas comunidades só podem ser acessadas pelo mar, de barco ou a pé, por trilhas, através da mata atlântica, em caso de mau tempo, os eleitores deixavam de comparecer as urnas.

Para quem não sabe, até pouco tempo atrás, Ilhabela não contava com nenhum suporte da justiça eleitoral. Não havia Cartório Eleitoral na ilha. Tudo era feito através do Cartório Eleitoral de São Sebastião, que também, atendia Ilhabela.

No início da administração do ex-prefeito Márcio Tenório, em 2018, a prefeitura de Ilhabela conseguiu junto a Justiça Eleitoral a instalação de um Cartório Eleitoral no bairro do Perequê. A iniciativa facilitou em muito a vida dos eleitores da ilha. A partir daí, não foi preciso mais atravessar o canal para tratar de assuntos ligados a Justiça Eleitoral- como tirar título, por exemplo, no continente, em São Sebastião.

Segundo o TRE, Ilhabela conta atualmente com 25.743 eleitores que devem votar em 89 seções instadas em 19 locais. A comunidade do Bonete tem 177 eleitores aptos para votar em outubro. A comunidade de Castelhanos 138 eleitores. Segundo informações do TRE, também devem votar nas urnas que serão instaladas nas duas comunidades eleitores da Serraria, Ilha Vitória e Ilha de Búzios.

 

Transmissão via satélite

 

O diretor-geral do Regional paraense, Felipe Brito, e sua equipe participaram dos testes em Ilhabela com a equipe do TRE-SP

 

A Justiça Eleitoral paulista contará com uma nova tecnologia para totalização dos votos nas Eleições 2022: a transmissão de boletins de urna por satélite, inovação que será aplicada em regiões isoladas de São Paulo. A ferramenta foi testada com sucesso na comunidade caiçara de Castelhanos, em Ilhabela, na quarta-feira (10), localidade atendida pelo Projeto Inclusão Politico-Eleitoral do TRE-SP. Estavam previstos testes na comunidade de Bonete no dia seguinte mas, devido às fortes chuvas e ventos na região, a operação foi adiada.

Os votos apurados serão transmitidos por meio de modens satélites BGAN (Broadband Global Area Network). A tecnologia é utilizada pelo TRE-PA desde as Eleições 2006 para inclusão eleitoral de ribeirinhos e indígenas no estado. O diretor-geral do Regional paraense, Felipe Brito, e sua equipe participaram dos testes em Ilhabela com a equipe do TRE-SP, compartilhando conhecimento e experiência adquiridos nas últimas oito eleições. “A grande vantagem da Justiça Eleitoral é exatamente a gente compartilhar as boas soluções que cada regional possui e executa para garantir o direito do eleitor”, observa o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa.

O evento teve ainda transferência temporária de eleitores e eleitoras para a seção eleitoral em Castelhanos, que terá 143 votantes habilitados para o pleito de outubro. “Até então a gente caminhava daqui até Ilhabela, levava 4 horas. Deixava nossos afazeres, nosso pescado, perdia o dia de trabalho, então vai ajudar bastante”, afirma João Lucio, presidente da Associação Castelhanos Vive.

Projeto Inclusão Político-Eleitoral

O Projeto tem o objetivo de promover a inclusão política de assentamentos, povos e comunidades tradicionais de São Paulo por meio de visitas, buscando compreender as necessidades locais para atendê-las da melhor forma. Envolve também o intercâmbio com outros TREs que tenham expertise em inclusão desses grupos no processo eleitoral, como o TRE-PA.

Apoiam a iniciativa a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania, Fundação Florestal e Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *