Surfista sebastianense Miguel Pupo é campeão no Taiti

O surfista sebastianense Miguel Pupo, de 30 anos, conquistou a décima etapa do mundial de surfe disputada no Taiti. Miguel teve uma excelente performance na última etapa do mundial de surfe de 2022, encerrada nesta sexta-feira, dia 19, no Taiti.

 

Pupo disputou sua primeira final após 10 anos na elite do surfe mundial contra o francês Kauli Vaast, de 20 anos e não deu chances. Pupo pegou tubos atrás de tubos e somou 17,17contra 15,00 de Vaast. Para chegar à final, Pupo teve que derrotar o compatriota Caio Ibelli nas semifinais por 13,50 x 7,57.

 

Este ano, Miguel foi 3º colocado em Pìpeline- sua melhor colocação até chegar ao Taiti; obteve dois 5º lugares; três 9º lugares; um 17º lugar e um 33º lugar, nas nove etapas disputadas antes do Taiti.

 

Miguel Pupo fecha o ano entre os tops 10 do ranking mundial. Ficou em 9º lugar após a vitória no Taiti, somando 40.185 pontos . Ele entrou na elite em 2011, caiu em 2018 e retornou em 2022 junto com seu irmão Samuel Pupo.

 

Samuel

 

 

Foi um ano espetacular para a família Pupo. Miguel venceu no Taiti. Samuel Pupo, de 21 anos, conhecido carinhosamente como “Sammy” acabou sendo eleito o “surfista revelação”, ou seja, o melhor calouro de 2022.

 

Sammy fez também uma ótima estreia na elite mundial do surfe. Nas dez etapas conquistou um vice-campeonato em Saquarema no Rio- etapa vencida por Filipe Toledo e ainda dois 5ºlugares, quatro 9ºlugares e três 17º lugares.

 

Encerrou a temporada na 10º colocação com 33.230 pontos. Tudo indica que em 2023, Samuel poderá obter uma melhor colocação e quem sabe chegar entre os top 5 no final do ano.

 

Toledo

 

Filipinho Toledo não foi bem na etapa do Taiti. Foi eliminado na repescagem, mas mesmo assim, manteve a liderança do ranking e disputará o “mata mata” que decidirá o título de 2002 em Trestles, em San Clemente, na Califórnia, entre 8 e 16 de setembro.

Filipinho disputará o título em três baterias com o surfista que chegar a final. A disputa será a seguinte: Kanoa Igarashi(5º) enfrenta Ítalo Ferreira(4º), quem vencer enfrenta Ethan Ewing (o 3º colocado); quem passar enfrentará o segundo colocado, o  australiano Jack Robinson; quem vencer esta disputa pegará Filipinho, o 1º do ranking, na disputa de três baterias. Quem vencer será o campeão de 2022.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *