O surfista ubatubense Filipe Toledo, que já está garantido no top5 do Circuito Mundial, que será realizado na Califórnia, em setembro, foi eliminado no round 2 da décima etapa do mundial de surfe que acontece em Teahupoo, no Taiti.
Filipinho Toledo foi derrotado pelo veterano surfista americano Natha Hedge, de 43 anos, por 15.76 a 14.83. Eliminado, Filipinho termina a etapa na 17ª colocação, somando mais 1.330 pontos.
O surfista de Ubatuba continua sem vencer em Teahupoo. Sua melhor colocação é um 3º lugar obtido em 2018. Se chegasse as quartas de final, Filipinho manteria o 1ºlugar no ranking mesmo não vencendo em Teahupoo.
Filipinho ainda lidera o ranking, mas terá que torcer para que o australiano Jack Robson não chegue até o final da etapa do Taiti. Se isso ocorrer, Filipinho perderá o primeiro lugar no ranking. Já Ítalo Ferreira, atual número 4 do mundo, perdeu para o também potiguar Jadson André (17.00 a 16.60), terminado a etapa na 17ºcolocação. Toledo e Ítalo Ferreira já estão garantido entre os cinco melhores surfistas que decidirão o mundial em setembro.
Os irmãos Miguel e Samuel Pupo seguem na competição e em busca da classificação para uma das vagas no WSL finals que será disputado na Califórnia em setembro. Os dois precisam vencer a etapa do Taiti e torcer que adversários mais bem colocados no ranking sejam eliminados: Callum Robson, Connor O’Leary, Kanoa Igarashi e Griffin Colapinto.
Samuel está nas oitavas ao obter nota 13 na bateria contra o australiano Callum Robson (10,44) e o havaiano Seth Moniz (6,53). Miguel Pupo avançou ao bater o norte americano Nat Young: 14,93 x 12,90. Jadson Sodré eliminou Ítalo Ferreira: 17,00 x 16,60. A organização quer realizar as oitavas e quartas de final ainda nesta quinta-feira.
Miguel enfrenta o norte americano Jack Marshall e Samuel pega Matthew McGillivray, da África do Sul. Yago Dora enfrenta o americano Griffin Colapinto; Caio Ibelli pega o sul-africano Jordy Smith; e, Jadson Sodré o japonês Kanoa Igarashi.