Um bebê, de apenas quatro meses, de Juquehy, na costa sul de São Sebastião, recebeu uma dose da vacina contra Covid-19, por engano, quando deveria receber vacina contra poliomielite, tríplice bacteriana, haemophilus, pneumocócica 13 V e rotavírus 5V.
A denúncia foi feita pela mãe do bebê, um menino de quatro meses, através das redes sociais e está sendo apurada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião. O bebê, que recebeu por engano vacina da pfizer contra a Covid-19, está sendo monitorado pelos médicos da prefeitura.
Segundo a mãe, o bebê foi levado até o posto de saúde no dia 3 de agosto para receber a vacinação normal. Seis dias depois, um funcionário da saúde ligou para ela pedindo o retorno dela ao postinho.
A mãe retornou ao posto de saúde no dia 11 de agosto e lá foi informada por um médico que o bebê dela tinha tomado por engano a vacinação contra a Covid-19. Segundo a mãe, o bebê teria que ficar em observação e monitoramento médico por 43 dias pois a vacina pode causar problemas neurológicos na criança.
A prefeitura de São Sebastião informou através de nota distribuída à imprensa que abriu um processo administrativo disciplinar para apurar e responsabilizar o funcionário responsável pelo erro.
A nota informa ainda que a Secretaria Municipal de Saúde está monitorando o estado de saúde do bebê que deverá ser avaliado novamente por um pediatra na próxima segunda-feira, dia 22.