Ilha Grande ganha monumento à ecologia

O artista plástico Sylvio Cavalheiro entrega, nesta sexta-feira, 12, um grande presente para a Vila do Abraão, na Ilha Grande. Depois de meses em imersão na preparação de sua mais nova obra, o público poderá conhecer um verdadeiro monumento que faz alusão ao principal símbolo do Abraão e da Ilha Grande: o Pico do Papagaio, segundo ponto mais alto da Ilha.

 

O projeto é apresentado pelo grupo cultural Cia. da Lua e pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte, com patrocínio da Matos Teixeira e apoio da Prefeitura de Angra, por meio das secretarias de Cultura a Patrimônio, Executiva da Ilha Grande e Urbanização, Parques e Jardins.

Com uma trajetória de trabalho que se inspira a partir do descartável, daquilo que aparentemente já não tem mais valor, Sylvio Cavalheiro apresenta ao público, mais uma vez, a sua perspectiva da arte, com uma linha de construção artística que segue inovadora e ao mesmo tempo sustentável.

O artista tem formação na Faculdade das Belas-Artes da Alemanha e, há mais de 20 anos, está radicado na Vila do Abraão, onde mantém seu atelier com o conceito de pousada, local em que expõe seus trabalhos e segue criando e transformando lixo em arte.

“O grande desafio para o futuro da Ilha Grande é conciliar o turismo e o desenvolvimento com a manutenção de um meio ambiente não apenas rico, mas também belo e sem lixo” – pontuou Sylvio.

A peça, que será afixada na porta de entrada da Vila do Abraão, principal centro econômico e turístico da Ilha Grande, foi preparada na cidade do Rio de Janeiro e desembarcou na Ilha na quarta-feira, 3. O monumento, feito em aço, foi projetado em uma peça que seria descartada de maneira irregular no meio ambiente.

“Por meio da arte contemporânea, podemos mostrar que tudo na natureza se renova, basta ser utilizado da forma correta. Este projeto tem o objetivo de despertar a consciência dos moradores e turistas da Vila do Abraão e fazer com que esse santuário seja preservado para as futuras gerações” – comentou o artista plástico.

Para Andrei Lara, secretário de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis, ver a execução do trabalho de Sylvio Cavalheiro só demonstra o quanto a Lei de Incentivo à Cultura é importante para os artistas da cidade.

“Sylvio é um artista que dispensa comentários. Ter uma obra com sua assinatura na entrada da Vila do Abraão é um motivo de orgulho para nós, que estamos à frente da Secretaria de Cultura e Patrimônio. Os artistas da cidade têm usado com muita sabedoria a Lei de Incentivo, que permite que a cultura seja fomentada nas mais diversas áreas e chegue à ponta, despertando o olhar crítico e o pensamento do munícipe” – frisou Andrei Lara.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *