Esta programada para a manhã deste sábado, dia 6, as regatas iniciais do 1º Festival de Vela de Caraguatatuba, evento náutico realizado pela entidade máxima do esporte, a CBVela – Confederação Brasileira de Vela e a Prefeitura do município. O evento termina no domingo, dia 7.
Estava prevista para ontem, sexta-feira, dia 5, a realização das primeiras regatas deste fim de semana, mas por conta dos fortes ventos (que chegaram a 30 nós), não foi possível realizar nenhuma das provas previstas para o dia.
”Como um dos focos da CBVela em competições como este Festival é o de dar oportunidades para jovens talentos da modalidade, a decisão de não realizar as regatas previstas para essa sexta foi pensando na segurança dos velejadores”, explicou Walter Böddener, diretor de regatas do Festival em Caraguá e gerente de eventos da CBVela.
”A equipe da CBVela sabe que o perfil de atletas é jovem, eles estão começando a velejar, como a classe Optimist. Então o Jacaré (Juiz de regata) e eu ficamos o dia todo verificando as condições do vento e decidimos deixar para amanhã”.
Antes das regatas, será realizada às 8h a Cerimônia de Abertura do I Festival de Vela de Caraguatatuba, com a presença do prefeito da cidade, Aguilar Junior.
”Nossa expectativa é de um ótimo dia de competição, com um vento leste, cerca de 20 nós”, completou Walter Böddener, avaliando a previsão para o segundo dia do Festival. As regatas estão programadas para 11h.
A estrutura que será utilizada no festival está montada na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. Cerca de 50 atletas já chegaram à cidade para participar da competição, e a expectativa é em torno de 100 velejadores durante o fim de semana.
A realização do festival pela primeira vez na cidade do litoral norte paulista faz parte do processo de fomento da vela por parte da CBVela, expandindo a modalidade nas diversas regiões do país.
O festival abrirá espaço para nova geração de vela, e contará com diversas classes, incluindo competições nas categorias Fórmula Kite, Kitesurf Bidirecional, IQFoil, Dingue, ILCA, Optimist, Hobie 14 e 16, Snipe, Raceboard, Fórmula Foil, Holder, Openbic, Tempo e Bico de Proa.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.