Um homem, de 41 anos, identificado como Julinho Laranjeiras, foi preso pela Polícia Civil de Paraty por ofensas feitas ao prefeito Luciano Vidal nas redes sociais. O homem foi preso ontem, terça(2), após denúncias feitas pelo advogado do prefeito. O prefeito (Foto) divulgou nas redes sociais os motivos da prisão.
Nas suas publicações, Julinho Laranjeiras acusava Luciano Vidal de supostamente gastar dinheiro público com bebidas alcóolicas e garotas de programa. O caso foi enquadrado como crime de honra — calúnia, difamação e injúria, que prevê pena triplicada por ter sido proferido nas redes sociais.
O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, usou as redes sociais nesta quarta-feira (3), para informar a todos os paratienses que a Polícia Civil prendeu hoje o cidadão Julinho Laranjeiras, por crime flagrante praticado nas redes sociais contra a sua pessoa e a de seus familiares.
Segundo o prefeito, a prisão se baseou na Lei 13964, de 2019, que prevê o triplo da pena e possibilidade de prisão em flagrante para aquelas pessoas que praticam reiteradamente crimes nas redes sociais.
“Espero que esta prisão sirva de exemplo para aqueles que acham que podem usar a injúria, a calúnia e a difamação como armas políticas. Da mesma forma, também estão sujeitas à ação da polícia aquelas pessoas que compartilham impunemente estes conteúdos. Criticar, cobrar, falar sobre a administração pública é parte da democracia e este é um valor que respeito muito. Mas isso não significa que qualquer cidadão possa colocar em risco a minha vida e as de meus familiares com um discurso de ódio nas redes sociais”, comentou.
Confira o post divulgado pelo prefeito Luciano Vidal: