Lobo-marinho-sul-americano permanece em reabilitação no Guarujá

Um lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis), resgatado pelo Instituto Gremar, no dia 7 de julho, na Praia do Iporanga, no Guarujá (SP), permanece em tratamento no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no mesmo município.

 

No exame clínico de entrada, constatou-se que o lobo-marinho estava abaixo do peso, desidratado, com processo infeccioso e uma lesão no globo ocular esquerdo. Uma série de exames foi realizada para auxiliar no diagnóstico e tratamento suporte do animal.

 

Após estabilizado, o lobo-marinho foi transferido para um recinto externo, com acesso a piscina e banhos de sol. Atualmente já se alimenta espontaneamente e apresenta evolução em seu quadro de saúde, embora ainda necessite de cuidados. O Instituto Gremar espera que, em breve, o animal possa retornar ao oceano.

 

Migração

 

Logo após o desmame, os lobos-marinhos-sul-americanos começam sua para buscar alimento, saindo das colônias reprodutivas em direção a outras regiões próximas, como o litoral brasileiro. Esse comportamento permanece durante toda sua vida adulta.

 

É relativamente comum, durante este trajeto, que eles utilizem a faixa de areia e o costão rochoso para descanso. Em caso de avistamento, porém, é recomendável que as pessoas mantenham distância: não só para não perturbar o animal e não colocar sua vida em risco, mas também por uma questão de própria segurança.

 

Ao avistar um lobo-marinho ou qualquer outro animal marinho em situação de encalhe, a recomendação é única: o banhista deve, imediatamente, acionar o órgão de resgate responsável, para avaliar sua saúde e segurança.

 

PMP-BS

 

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

 

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

 

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. O Instituto Argonauta é responsável pelo trecho entre São Sebastião e Ubatuba. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato com os dois institutos Gremar e Argonauta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *