Grupo de refugiados ucranianos visita Ubatuba

Um grupo com 10 refugiados ucranianos esteve visitando Ubatuba no fim de semana. Os ucranianos que estiveram em Ubatuba, integram o grupo de 41 refugiados que chegaram em São José dos Campos, em março deste ano, acolhidos por uma igreja daquele município.

Eles devem permanecer em São José dos Campos por um ano, com o apoio da congregação que faz parte do Global Kingdom Partnership Network (GKPN), uma rede que reúne pastores e líderes cristãos em diversos países. O grupo que está em São José dos Campos é formado por mulheres e crianças

O grupo de ucranianos de São José dos Campos chegou a Ubatuba na sexta-feira (29) para passar o final de semana e visitar o município. O passeio foi viabilizado por Dênis Ronaldo Pinto, morador de Ubatuba e apoiador desse tipo de iniciativa.  Segundo ele, os ucranianos visitaram a praia da Maranduba e o morro do Emaús, que fica na região do alto do Sertão da Quina – de onde é possível avistar todo o bairro e até mesmo um pedaço do mar.

“Lá, eles puderam tirar umas fotos na ponte sobre algumas pedras e o rio. Também paramos próximo à cachoeira do Corrêa, que fica no mesmo bairro. O objetivo de termos viabilizado da vinda deles foi oferecer um pouco de lazer e alegria a pessoas que passaram por momentos muito difíceis e dolorosos, como a guerra”, explicou Pinto.

Para apoiar a iniciativa de cunho social, a Companhia de Turismo de Ubatuba (Comtur) ofereceu a isenção de taxa de transporte (van), consolidando mais uma ação de responsabilidade social no Município.

Para vir ao Brasil, os ucranianos receberam apoio da força-tarefa da Embaixada do Brasil em Varsóvia, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Foram providenciados os documentos de viagem e notas dirigidas às autoridades migratórias, sanitárias e aeroportuárias polonesas.

Portaria do MRE e do Ministério da Justiça e Segurança Pública garante visto temporário e autorização de residência para acolhida humanitária de ucranianos que tenham sido afetados ou deslocados pela guerra na Ucrânia. Os ucranianos que chegarem ao Brasil sem visto podem solicitar autorização de residência nas delegacias de Polícia Federal. *Com informações da Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *