Vídeo – Baleia Jubarte “gigante” é encontrada morta em São Sebastião

Uma baleia Jubarte, adulta, de cerca de 12 metros de comprimento e pesando cerca de 30 toneladas, foi vista boiando, já sem vida,  no início desta semana, nas proximidades da Ilha Montão de Trigo, nas costa sul de São Sebastião.
Veja o vídeo:

 

 

 

 

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, publicou um post nas redes sociais nesta quarta-feira, com imagens da baleia morta, lamentando o avistamento do animal já sem vida, na costa sul de seu município.

 

 

Segundo o post divulgado por ele, a baleia teria sido avistada nas proximidades da costeira da Ilhas, que fica em frente as praias de Juquehy e Barra do Sahy.

 

 

O prefeito informou ainda que o Instituto Argonauta já retirou partes da baleia para estudar a causa da morte. O animal já estava em adiantado estado de decomposição.

 

 

O vídeo divulgado pelo prefeito teria sido feito pelo pescador Marcelo Alemão, na manhã da última segunda-feira, dia 25, segundo o portal Costa Norte, que publicou ontem, terça (26) as imagens enviadas pelo pescador com exclusividade.

 

 

Rota

 

 

Nesta época do ano, as baleias se aproximam da costa do Litoral Norte seguindo em direção até Abrolhos, no sul da Bahia, onde se reproduzem. O número de baleias avistadas na região tem crescido nos últimos anos.

 

 

No ano passado, segundo o Projeto Baleia a Vista, foram 125 registros até o final de setembro, número 50% maior que em 2020. No ano passado, ainda segundo um levantamento feito pelos institutos, mais de 15 animais foram encontrados mortos nas praias do Litoral Norte entre maio e setembro. No ano de 2020, quatro baleias foram encontradas mortas na região.

 

 

As prefeituras de Ilhabela e São Sebastião promovem campanhas turísticas de avistamento de baleias e golfinhos entre junho e setembro. As prefeituras e, também, as entidades ambientalistas promovem campanha para preservar as espécies, divulgando normas e regras para o avistamento de baleias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *