EX-Pároco do Santuário de Santo Antônio de Caraguatatuba surpreende fiéis ao comunicar que irá “abandonar” a batina

O padre Carlos Alberto da Silva, ex-pároco do Santuário de Santo Antônio de Caraguatatuba, fará sua missa de despedida no próximo dia 30, às 19 horas. Ele anunciou durante a missa ocorrida às 18 horas, de ontem,  domingo, dia 24,  que irá abandonar a batina para atuar como psicanalista em Caraguatatuba.

O Bispo Diocesano do Litoral Norte, Dom José Carlos Chacorowski, nomeou no último dia 18, um novo pároco para o Santuário, trata-se do padre José Adalberto Vanzella, que era pároco da Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, na Lagoinha, em Ubatuba.

Na missa deste domingo(24), o padre Beto, como ele é carinhosamente chamado, explicou aos fiéis o motivo de sua saída do Santuário e a sua decisão de abandonar a batina e o ministério. Ele deixou claro aos fiéis que há cerca de um ano vinha pensando em deixar o ministério por vontade própria. Ele fez questão de deixar claro que não houve qualquer outro motivo para a sua saída, inclusive, descartou um suposto relacionamento amoroso.

A fala do padre Beto, surpreendeu a maioria dos fiéis presentes à cerimônia. A maioria acreditava que o padre seria transferido para outra paróquia. “Estou muito triste com a saída do padre Beto, mas a decisão dele de deixar o ministério me surpreendeu mais ainda”, comentou Rosangela Santos.

Padre Beto estava a frente da Igreja Matriz de Santo Antônio, a mais antiga e tradicional de Caraguatatuba, há cinco anos. Ele atuou nas obras de adequação da Igreja, como a cúpula no Presbitério da Igreja e o novo Relicário, que abriga de forma permanente a relíquia de primeiro grau de Santo Antônio (um pedaço do osso do santo), além dos vitrais doados por famílias devotas.

Em 2019, quando a paróquia completou 166 anos de existência e foi elevada ao grau de Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba,  padre Beto foi nomeado Pároco Reitor do Santuário.

O Bispo Diocesano do Litoral Norte, Dom José Carlos Chacorowski, publicou um comunicado oficial, na segunda-feira, dia 18, nomeando um novo Pároco do Santuário de Santo Antônio, de Caraguatatuba, o padre José Adalberto Vanzella.

Rádio

Dois dias depois, no dia 20, logo após a diocese comunicar o seu afastamento do Santuário de Santo Antônio, o padre Beto esteve no Jornal Regional, da Caraguá FM, onde deu mais detalhes sobre seu afastamento do ministério e da trocar da batina pelo consultório de psicanalista.

Ele comentou que há cerca de um ano vinha refletindo sobre novos caminhos e pensando em abandonar o magistério, mas que sua decisão só foi comunicada oficialmente ao bispo diocesano Dom José Carlos Chacorowski no dia 16 de junho passado.

Padre Beto, de 39 anos, que iria completar 10 anos de sacerdócio no próximo dia 7 de setembro, contou ainda que antes de tomar a sua decisão procurou assessoria do psicólogo Douglas Brito, de São José dos Campos. Ele disse ainda que, também, comunicou seus pais, que vivem numa cidade no interior do estado, sobre sua decisão de deixar o magistério.

Ele fez questão de deixar claro ainda que o motivo de sua saída não tem nada há ver com sua vida pessoal. “Não estou apaixonado nem por homem, nem por mulher, nem por nada…Saio porque é uma decisão minha, chegou a hora de parar”.

“Sou muito grato a Igreja por tudo o que ela me proporcionou. Só tenho gratidão a diocese, ao bispo, aos padres e a comunidade. Estou em paz e feliz comigo mesmo”, destacou.

A partir do dia 1º de agosto, padre Beto, passará a atender seus clientes, no período da tarde, em seu consultório instalado na rua Oswaldo Cruz, região central da cidade. Pela manhã, ele continuará dando aulas em um colégio da cidade. No período noturno, concluirá mais um curso superior em uma faculdade da cidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *