Ilhabela teve um movimento turístico 25% maior no primeiro semestre deste ano comparado com o mesmo período no ano passado. Ao longo de 2021, Ilhabela recebeu 1,5 milhão de visitantes. No primeiro semestre deste ano, de janeiro a junho, a ilha recebeu 1 milhão de turistas. As informações foram dadas pela secretária de Desenvolvimento e Turismo de Ilhabela, Luciane Leite, ao programa Jornal da Morada, nesta sexta-feira(22).
Segundo Luciane, a movimentação turística no primeiro semestre deste ano supera em 6% o total de visitantes que Ilhabela recebeu em 2019 antes da pandemia do novo coronavirus. A ocupação hoteleira, segunda ela, cresceu 14% comparado com o mesmo período de 2021. No ano passado, mesmo com as determinações do Plano São Paulo, a rede hoteleira de Ilhabela registrou 86% de ocupação na alta temporada e média de 51% de ocupação nos meses considerados de baixa temporada.
A secretária disse que ainda não pode detalhar o impacto da semana internacional de vela na economia da ilha. A semana internacional de vela é um dos maiores atrativos de Ilhabela. Segundo ela, foi implantado o Observatório do Turismo justamente para analisar e avaliar os dados referente a movimentação turística nos eventos promovidos na ilha.
“Nossa indústria é o turismo. É o turismo que movimenta toda a economia de Ilhabela”, destacou Luciane. O turismo, segundo ela, movimenta 52 setores, entre eles, a rede hoteleira, restaurantes, bares, agências de turismo e a construção civil.
Segundo dados obtidos pela prefeitura, no primeiro semestre deste ano, as empresas ligadas ao setor de turismo, que recolhem ISS(Imposto Sobre Serviços) arrecadaram R$ 105 milhões. A arrecadação é 48% maior que a registrada no primeiro semestre de 2021 e 54% superior ao mesmo período em 2019.
Ela adiantou que a semana internacional de vela teve inicio na semana passada, entre 15 e 17 de julho, com a realização da competição de monotipos e que, no período, a ocupação hoteleira chegou a 100% . Segundo Luciane, ontem, quinta-feira(21), a rede hoteleira registrava 84% de leitos reservados antecipadamente e tudo indica que chegará a 100% de ocupação no fim de semana devido a semana internacional de vela.
Para incrementar ainda mais a semana internacional de vela que reunirá mais de 1.200 velejadores na ilha, a prefeitura diversificou os atrativos, com palestras, shows, tours turísticos e eventos culturais no Race Village que fica na vila, região central da ilha. Outros bons atrativos são o Museu do Mar, inaugurado recentemente, a exposição de Baleias e Golfinhos, que recebeu mais de 8 mil visitantes e a a Fazenda Engenho D’Água. Segundo ela, são atrativos destinados aos turistas e moradores neste mês de férias de julho na ilha.
As competições da 49ª Semana Internacional de Vela terão inicio no domingo (24/7), às 11h, os barcos participantes da competição desfilam em frente ao píer da Vila, para em seguida, iniciar a largada da tradicional regata Alcatrazes. As regatas seguem todos os dias até o dia 30 de julho.