Paraty participa da 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco em Santos(SP)

 

A cidade de Paraty está participando da 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, que começou na segunda-feira(18), em Santos, no litoral de São Paulo. O evento, que irá até o dia 22, reúne representantes de cidades criativas de todo mundo com objetivo de compartilhar políticas prósperas, boas práticas e pensamentos sobre cultura, a criatividade e a economia criativa no contexto urbano.

 

O evento conta com a participação de representantes de cidades de todo o mundo para compartilhar políticas públicas, práticas atuais e reflexões sobre o futuro. Dentre as cidades presentes na conferência estão: Quebec (Canadá), Istambul (Turquia), Jacarta (Indonésia), Dacar (Senegal), Seul (Coreia do Sul), Milão (Itália), Bristol (Inglaterra), Guadalajara (México), entre outras.

 

Participantes da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e das cidades-membro da Rede de Cidades Criativas serão os palestrantes, junto a diretora do Departamento Cultural e Educacional do Ministério de Relações Exteriores, a embaixadora Paula Alves de Souza.

 

No mesmo local e período, acontece também a Expo Brazilian Creative Cities, aberta ao público em geral. A proposta da feira é acolher cidades e pessoas interessadas em conhecer a Rede de Cidades Criativas da Unesco e promover a troca de experiências e aprendizados no segmento da economia criativa.

 

A programação é gratuita e aberta ao público e voltada para os sete segmentos criativos: audiovisual, música, artes midiáticas, literatura, artesanato, design e gastronomia.

 

Paraty 

 

 

Paraty passou a integrar a Rede, em outubro de 2017, como cidade criativa da gastronomia, por todo esse dinamismo do setor, em todos os elos de sua cadeia produtiva – da terra e do mar à mesa -, evidencia a criatividade atuando no fomento de boas práticas e favorecendo o desenvolvimento sustentável da cidade.

 

 

O projeto apresentado pela Prefeitura de Paraty, por meio do Departamento de Patrimônio Mundial em conjunto com a Secretaria de Municipal de Cultura, para a apresentação da cidade com o STAND PARATY – CASA PARATIENSE, trás elementos da cidade, como a porta colonial, os lustres produzidos pela artesã Cátia Bento, natural do Quilombo do Campinho, além da canoa e barco produzidos no Mamanguá, remo em papel machê da artista plástica Ana Claudia Vieira, fotos Luciana Serra, Ângelo Godoy, Marcos Prado e Rafaela Marsico, além de ervas aromáticas que remetem ao tempero de nossa rica culinária, e cachaças oferecidas pra APACAP, o espaço foi projetado pela arquiteta Zaira Gon.

 

 

 

Ao longo do evento representantes de Paraty planejam apresentar nossas atividades no seguimento criativo, além de degustação de comidas típicas e doces de nossa região. Além disso na próxima quinta feira, haverá uma aula show com o prefeito Luciano Vidal, que apresentará o prato camarão casadinho.

 

 

O tema do evento é ‘Criatividade, Caminho para a Igualdade’ e servirá de fio condutor para a conferência. As cidades-membro irão refletir de forma coletiva sobre estratégias e iniciativas de desenvolvimento sustentável, além de debater a desigualdade social.

 

 

Na Conferência, serão realizadas seis Sessões Transversais, sendo elas: África e Sids (Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento); Igualdade de Gênero, Juventude e Grupos Marginalizados; Resiliência Climática; Cooperação Internacional; Inovação e Tecnologia; Recuperação Pós-Pandêmica.

 

 

A Conferência ocorre no Blue Med Convention Center, localizado na Praça Almirante Gago Coutinho, na Ponta da Praia, e é reservada à autoridades e participantes previamente inscritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *