O Bispo Diocesano do Litoral Norte, Dom José Carlos Chacorowski, publicou um comunicado, ontem, segunda-feira (18/07), de nomeação do novo Pároco do Santuário de Santo Antônio, de Caraguatatuba.
Desde ontem, segunda-feira(18), o padre José Adalberto Vanzella, que era pároco da Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, assumiu a reitoria do Santuário Diocesano.
Por causa da nomeação do sacerdote, outro padre assumirá a Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, que fica no bairro Lagoinha, em Ubatuba. Foi nomeado o padre Carlos Alberto Rodrigues, que atuava como vigário na Paróquia Nossa Senhora das Graças e Cristo Rei, do bairro Maranduba, de Ubatuba.
Na nota divulgando o novo pároco do Santuário, o bispo Dom José Carlos Chacorowski fez questão de agradecer. “Agradeço ao sim generoso desses dois sacerdotes que aceitaram a nova missão em nossa Diocese”, destaca Dom José Carlos.
Não foi informado o motivo da mudança de pároco no Santuário de Santo Antônio. Segundo a nota emitida pela diocese, a mudança ocorre “diante da urgência de uma nova administração”. O padre Beto estava há cinco anos a frente do Santuário. Ainda não foi divulgado para onde o padre Beto será transferido.
A elevação da paróquia ao grau de Santuário Diocesano de Santo Antonio de Caraguatatuba ocorreu em 2019 durante a 166ª Festa de Santo Antonio. A oficialização do ato de elevação da paróquia foi feita por meio de decreto, como parte das comemorações do Jubileu de 20 anos de criação da Diocese de Caraguatatuba.
Na ocasião, o Padre Carlos Alberto, mais chamado carinhosamente de padre Beto, abriu a cerimônia agradecendo a cada um que contribuiu para a realização do Santuário, destacando que ele é a conquista de um povo que vem passando por Caraguatatuba desde 1964. “As obras humanas passam, mas as obras de Deus ficam, por isso, agradecemos a Ele por essa realização Divina, por meio de cada um de nós”.
Durante o evento, realizado pela Diocese de Caraguatatuba, o público pode conferir o resultado das obras de adequação da Igreja, como a cúpula no Presbitério da Igreja e o novo Relicário, que abrigará de forma permanente a relíquia de primeiro grau de Santo Antônio (um pedaço do osso do santo), além dos vitrais doados por famílias devotas.
O local recebeu também adaptações nas salas para reuniões privativas, sala para conferências e capacitação e um salão para encontros de romeiros. Além disso, retornou à cidade a imagem secular de Santo Antônio, após ter sido totalmente restaurada, com resgate de suas características originais.