Sabesp anuncia investimentos em saneamento básico em Ubatuba

A Sabesp anunciou ontem, sexta-feira (15) o início de importantes obras e projetos que serão desenvolvidos em Ubatuba. A divulgação foi realizada durante o evento de prestação de contas das ações efetivadas nos últimos dois anos, desde a contratualização entre a Sabesp e a prefeitura, que prevê investimentos de mais de R$ 687 milhões. O encontro foi realizado no auditório da escola Tancredo Neves, em Ubatuba.

 

Ubatuba tem apenas 45% de suas moradias atendidas por coleta e tratamento de esgoto. É o pior índice de saneamento básico na região. Caraguatatuba tem 87% das moradias atendidas por coleta de esgoto; São Sebastião, 68%; e, Ilhabela, 61%.

A cidade tem cerca de 95 mil habitantes é a segunda maior da região e a que mais recebe turistas ao longo do ano. O esgoto lançado indevidamente em córregos e rios poluem as praias. Algumas praias da cidade estão entre as mais poluídas na região, como a do Itaguá, por exemplo, que fica na região central.

 

Investimentos

Entre as novidades, foi divulgado o início das obras do sistema de esgotamento sanitário Tamoios, Cristo, Emissário Iperoig e mais de 4 mil ligações de esgoto no bairro do Perequê-Açu. Na ocasião, também foi realizada a assinatura de termos de compromisso e parceria para a execução de cronograma de atendimento com obras de saneamento para áreas irregulares e em processo de regularização, como acontece nos bairros Sesmaria, Cachoeira dos Macacos e Recanto Itamambuca.

Outro benefício para o município foi o anúncio do aumento da capacidade do reservatório do Sistema de Abastecimento de Água das Toninhas e do Lázaro, e a negociação da dívida da Santa Casa de Ubatuba com a Sabesp com perdão de juros e multa e a concessão de cadastramento do hospital como entidade assistencial para a obtenção de 50% de desconto nas contas mensais de consumo de água e esgoto.

O superintendente regional da Sabesp no Litoral Norte, Rui César Rodrigues Bueno, destacou que atualmente há obras para melhoria no abastecimento e criação de setores, o que irá facilitar o controle da água distribuída aos cidadãos. “O crescimento no número de ligações de água mostra a importância da manutenção do sistema e evita a perda de água”, explicou o superintendente.

Bueno ressaltou também que há a previsão de ampliação da liberação de água potável para mais bairros do município. “Já conseguimos liberar e atender com água potável os bairros Angelim e Bela Vista, e estamos trabalhando para atender outros bairros”.

A prefeita Flávia Pascoal, salientou que na prestação de contas foi apresentado todo o investimento conquistado para o município. “Lutamos muitos anos e conquistamos mais de 600 milhões de reais que serão investidos na nossa cidade em saneamento. Teremos 88% de esgoto tratado até 2024. Isso é qualidade de vida, saúde e respeito com a nossa população”, finalizou.

 

Projetos Sociais

Além de cuidar da água e dos esgotos, a Sabesp também anunciou parcerias sociais com o município. No bairro do Itaguá, a Companhia adotou a Praça do Cristo e ficará responsável pela revitalização do local com pinturas, paisagismo e conservação da área.

Durante o evento desta sexta-feira, a empresa realizou ainda a doação de 775 cobertores para o Fundo Social de Solidariedade, fruto de uma campanha do agasalho.

O evento também contou com as presenças do diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Antônio Carlos Teixeira, do presidente da Câmara Municipal, Jorginho Ribeiro, do vereador Adão, secretários municipais e representantes da sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *