Projeto de preservação das Mantas Oceânicas aproveita alta temporada para educar a população
A Megafauna Marinha do Brasil aproveita o mês de julho – que é o alto da temporada das mantas na costa do Brasil – para trazer projetos que visam colocar as pessoas em contato com esses animais gigantescos.
O projeto Mantas de Ilhabela vem estudando a agregação das Mantas Oceânicas (Mobula Birostris) em Ilhabela, no litoral paulista. Essa é a maior espécie de Manta do mundo. A ideia é treinar pessoas para que elas possam fazer imagens e gerar identificação dos animais – através da Foto ID (foto de suas manchas e pintas ventrais, na parte de baixo do animal que são suas “impressões digitais”)
Para o projeto conta o RV Megafauna, um barco completamente preparado para o estudo e pesquisa de Mantas e outros gigantes da nossa costa. O MEGAFAUNA contém equipamentos exclusivos como o Axiom com transdutor CHIRP e DOWNVISION que consegue monitorar as mantas mesmo depois que elas mergulham. Além do barco, o projeto ainda utiliza alguns voos de avião, em parceria com a Fototerra para monitorar esses animais longe da costa.
O Megafauna apoia também o projeto Baleia a Vista que também está em seu tempo de alta temporada na costa paulista. Esses projetos são extremamente necessários para o estudo e preservação dessas espécies aquáticas, e muitas vezes não ganham a atenção devida da população. Por isso Guilherme Kodja tenta fazer divulgação dessa luta através de palestras e aulas. Uma dessas palestras acontece em Ilhabela neste sábado(16), às 19 horas, no Race Village, onde Guilherme Kodja irá falar sobre Ilhabela ser o novo hotspot mundial das Raias Mantas.
Sobre o Megafauna Marinha do Brasil:
ONG de preservação ambiental focado em Mantas Oceânicas, Tubarão-baleia e outras espécies de Cetáceos. Com base em Ilhabela-SP. Tem sua embarcação própria – a RV MEGAFAUNA e realiza as mais diversas atividades para pesquisa, educação e preservação das espécies.