Novas obras da Sabesp devem reduzir poluição nas praias centrais de Caraguatatuba

O prefeito de Caraguatatuba Aguilar Junior assinou na manhã de ontem, quinta-feira (14), o termo de compromisso para publicação do edital de licitação das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário dos bairros Jaraguazinho, Martim de Sá e Golfinhos. As obras devem reduzir a poluição que atinge as praias centrais da cidade, entre elas, a do Indaiá (Foto).

A assinatura foi realizada durante o evento de prestação de contas da Sabesp, onde foram divulgados os investimentos, por meio do Programa Onda Limpa, as obras de reparo da rede coletora de esgoto do bairro Poiares e o projeto de educação ambiental Educa Caraguá.

Os investimentos anunciados ontem devem reduzir a poluição nas praias centrais da cidade, entre elas, a da Prainha,  Centro e Indaiá, tradicionalmente afetadas pelo esgoto lançado nos rios Santo Antônio e Guaxinduba, proveniente de bairros ainda não atendidos pelo saneamento básico.

As praias do Centro, Prainha e a do Indaiá estão entre as mais poluídas da cidade, apesar de serem bastante frequentadas nos fins de semana, feriados e temporada de verão. Como a região central e os bairros da Prainha e  Indaiá  possuem rede de coleta e tratamento de esgoto, acredita-se que a poluição chegue até essas praias pelos rios que desembocam na orla central da cidade.

Segundo dados da Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que monitora semanalmente as praias da região, Nas primeiras 27 semanas deste ano, a praia do Indaiá esteve poluída em 17 delas; a da Prainha, por 11 semanas; e, a do Centro, em sete semanas.

Investimentos

Segundo a prefeitura, são mais de R$ 421 milhões investidos em obras de esgoto e de água, fazendo com que Caraguatatuba alcance índices significativos com 99% de distribuição de água e 92% em sistema de esgotamento sanitário, sendo a primeira do Litoral Norte com este número.

Ainda estão previstas melhorias no abastecimento de água do Massaguaçu, Porto Novo, Capricórnio e Tabatinga; ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Indaiá; melhorias no sistema de abastecimento e tratamento do lodo no Rio Guaxinduba, entre outros.

Para o prefeito Aguilar Junior, mais que entregar saneamento é investir em saúde, por isso, ele destacou que a universalização do saneamento básico é ofertar dignidade e qualidade de vida para população.

“Parabéns ao time Sabesp por toda dedicação e pelo tanto que entregam ao município. São projetos extremamente importantes alinhados com as ações da Prefeitura de levar saneamento básico para todos, como já levamos aos bairros Gaivotas, Perequê-Mirim, Jaraguazinho, Rio Marinas e vamos fazer muito mais”, destacou.

O prefeito ainda mencionou o início do projeto de Regularização Fundiária em 2017, que garante o direito da população de ter água, luz e saneamento básico com muito mais qualidade de vida e direito a essas pessoas.

A apresentação também mostrou um índice de crescimento de 8,91% de ligações de água de 2018 a 2021. O projeto ‘Se liga na Rede’ beneficiou 1.057 famílias com implantação gratuita de rede coletora de esgoto aos imóveis de famílias de baixa renda.

Educação ambiental

Também foi assinada a certificação de cinco professores capacitados no projeto piloto Educa Sabesp em parceria com a Secretaria de Educação, sendo elaborado em duas etapas.

A primeira incluiu a capacitação ministrada por profissionais da Sabesp aos docentes e na segunda etapa, os professores elaboraram e apresentaram planos de aula com o tema ‘Água e Saneamento’. A ideia é levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna aos alunos da rede municipal.

A prestação de contas foi conduzida pelo diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Antonio Carlos Teixeira, e pelo superintendente regional no Litoral Norte, Rui César Rodrigues Bueno. O encontro também contou com a presença de secretários e vereadores municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *