O surfista sebastianense Samuel Pupo, que estreia este ano no circuito mundial de surfe, foi o único surfista do Litoral Norte a vencer sua bateria na etapa inicial da nona etapa do mundial de surfe que está sendo disputada em Jeffreys Bay, na África do Sul. A competição, que prosseguirá até o dia 21, não conta com as presenças dos surfistas Gabriel Medina e do havaiano John John Florence, ambos lesionados.
Dos sete surfistas brasileiros, entre eles, os três representantes do Litoral Norte, que participam da etapa de Jeffreys Bay:, apenas Samuel Pupo e Yago Dora venceram suas baterias na primeira fase da etapa da competição, os demais terão que disputar a repescagem: Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Miguel Pupo, Jadson Andre e Caio Ibelli.
Felipe Toledo, de Ubatuba, atual líder do ranking, foi o primeiro surfista da região a cair na água, na 4ª bateria, mas acabou sendo superado pelo americano Nat Young(14,50). Toledo somou 10,40 e o sul-africano Joshe Faulkner, obteve nota 7,13. Na repescagem, Toledo enfrenta Joshe Faulkner.
Samuel Pupo, de São Sebastião, na disputa da 7ª bateria com nota 12,57, superou o australiano Callum Robson(9,77) e o americano Jake Marshal(9,43). Samuel passou direto para as oitavas de final da competição.
Miguel Pupo, de São Sebastião, disputou a 8ª bateria da primeira fase de Jeffreys Bay e ficou em segundo lugar com nota 13,56 apesar da bela disputa com o australiano Connor O’Leary, que venceu a bateria com nota 14,33. O americano Kelly Slater ficou em terceiro com 9,07. Na repescagem, Miguel Pupo enfrentará o havaiano Seth Moniz.