O pré-candidato ao governo do estado Fernando Haddad(PT) esteve cumprindo agenda no Litoral Norte ontem, quinta-feira(7). Haddad esteve em Caraguatatuba e São Sebastião. Em Caraguatatuba, a prefeitura local, impediu a realização do encontro do pré-candidato com cerca de 500 correligionários, alegando que o local não possuía o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
Haddad, que lidera as pesquisas para o governo do estado com 34% das intenções de votos, a frente de Tarcísio de Freitas(Republicanos) e Rodrigo Garcia(PSDB), ambos com 13 %, segundo o Datafolha, sem Márcio França(PSB) na disputa, começou a visita por Caraguatatuba, com entrevista a Rádio Antena 8 FM; em seguida, às 10 horas, visitou o bispo Dom José Carlos Chacorowisk ; esteve também na Câmara Municipal; concedeu entrevista à Caraguá TV.
A confusão com a prefeitura ocorreu por volta das 19 horas, quando Haddad iria participar da Plenária com Militância e pré-candidatos do PT, na sede do partido que fica na Av. Rio Branco, 882 – Indaiá. Várias viaturas da fiscalização municipal e da polícia militar chegaram ao local notificando os responsáveis pelo espaço onde haveria a reunião alegando a falta do Lauto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
“Foi uma atitude indelicada, segundo consta, o proprietário há muito tempo vem pedindo a liberação do alvará. Aceitamos a determinação e deixamos o local, mas a prefeitura poderia ter nos comunicado antes. Fiquei indignada com a atuação da prefeitura, tenho liberado emendas para o município”, comentou a deputada estadual Márcia Lia(PT).
A decisão da prefeitura, apesar de correta, causou revolta e indignação pelo excesso de viaturas, principalmente, da Polícia Militar, mas não impediu que o pré-candidato conversasse com representantes do partido e da comunidade em outro local. Confira abaixo, a nota oficial da prefeitura, sobre o interdição do local onde seria realizada o encontro na noite de quinta(7).
Prefeitura
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que na noite de quinta-feira (7/7), após receber um ofício do Corpo de Bombeiros de São José dos Campos, equipes de fiscalização da Secretaria de Urbanismo, acompanhados da Polícia Militar, estiveram presentes em um espaço de eventos localizado no bairro do Poiares. O ofício apontava que uma reunião marcada para o estabelecimento comercial não poderia ocorrer pelo fato de o espaço não possuir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
As autoridades municipais estiveram no local e oficiaram os representantes que organizavam o evento, conforme determinação do Corpo de Bombeiros de São José dos Campos. O não cumprimento poderia acarretar sanções e penalidades à Prefeitura.
A Prefeitura de Caraguatatuba ressalta que respeita todas as manifestações/reuniões de cunho político, desde que sejam respeitadas as legislações municipais e estaduais, bem como a ordem pública.