A EDP, distribuidora de energia elétrica do Litoral Norte, inaugurou nesta quarta-feira, dia 6, uma nova subestação no município de São Sebastião, ampliando a qualidade e eficiência no serviço prestado à região. Foram investidos R$32 milhões no empreendimento que vai beneficiar diretamente 19 mil unidades consumidoras entre residências, hotéis, comércios e indústrias da cidade.
Localizada no bairro Juquehy, a subestação foi construída com alto padrão de tecnologias relacionadas à eficiência, segurança e sustentabilidade. A instalação contempla dois transformadores com óleo vegetal para a proteção do meio ambiente, sendo que sua capacidade energética instalada é de 40 MVA, distribuídos entre seis alimentadores de média tensão.
Para que a nova subestação pudesse começar a funcionar foram implantados 250 postes e 11 km de extensão de novas redes de energia, além de sete equipamentos de proteção e de manobras de carga, que ampliam a capacidade de automatização do sistema em casos de ocorrências, minimizando o impacto aos clientes. As novas redes contam com tecnologia moderna de fiação compacta e protegida, mais resistente a agentes externos como árvores e vegetação em geral, principais fatores de interferência no sistema elétrico local.
Todo controle da subestação, que é 100% digitalizada, é feito de forma remota, a partir do Centro Integrado de Operações da Companhia. “A nova estação foi planejada para ampliar a infraestrutura elétrica do Litoral Norte e acompanhar o crescimento econômico local nos próximos anos. Vamos elevar em 55% a capacidade instalada na cidade de São Sebastião este ano e a inauguração da subestação em Juquehy é um passo fundamental deste planejamento”, explica Cristiane Fernandes, diretora geral da EDP em São Paulo, referindo-se, também, à obra da subestação Olaria, a ser concluída ainda este ano. Ao todo, a EDP tem 80 subestações em 28 municípios paulistas.
Investimentos para melhoria da qualidade
Entre 2021 e 2025 a EDP realizará investimento recorde de mais de R$ 3 bilhões em sua área de concessão em São Paulo, que abrange dois milhões de clientes na região do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Trata-se de praticamente o dobro do realizado no quinquênio anterior e contempla melhorias significativas no serviço prestado à São Sebastião e demais municípios.
A construção, ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição são fundamentais para acompanhar, de forma sustentável, o aumento da demanda de energia, conforme o crescimento das cidades.