Vídeo – Baleias “enormes” cruzam o Canal de São Sebastião

 

Duas baleias, da espécie  jubarte, consideradas como  “enormes” por avistadores, cruzaram na manhã desta sexta-feira(1º) o Canal de São Sebastião. As duas baleias foram avistadas próximo ao pier do Terminal da Petrobrás, em frente a região central de São Sebastião, por volta das 11 horas da manhã desta sexta, seguindo em direção a Ponta das Canas, em Ilhabela.

 

 

A passagem das duas baleias foi postada nas redes sociais por Robson Bitencourt. Segundo ele, uma das baleias tinha cerca de 30 metros. As duas nadavam tranquilamente pelo canal passando próximo a um navio que descarregava no Tebar(Terminal Marítimo Almirante Barroso), seguindo em direção até a Ponta das Canas, em Ilhabela.

Entre junho e setembro, as baleias cruzam a costa do Litoral Norte em direção até Abrolhos, no sul da Bahia, onde se reproduzem. De acordo com o Projeto Baleia à Vista,  foram  catalogadas no ano passado a passagem de mais de 125 baleias, número 50% maior que em 2020.

A passagem das baleias pela costa do Litoral Norte tem atraído muitos turistas à região, principalmente, em Ilhabela, cuja prefeitura tem investido neste segmento de turismo. A secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela promove educação ambiental, conscientização sobre a segurança no avistamento, exposições, qualificação do trade turístico e promoção turística.

A prefeitura acredita tanto no sucesso do novo segmento turístico que firmou parceria com institutos que há 30 anos atuam no litoral baiano para treinar guias e agências de receptivo por meio de aulas teóricas e saídas embarcadas, afim de qualifica-los e formatar melhor este novo produto.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, eufórico com a repercussão deste tipo de turismo, quer transformar Ilhabela na “capital nacional” da avistagem de baleias e golfinhos.  Em São Sebastião, o prefeito Felipe Augusto também tem feito investimentos no turismo de observação de baleias e golfinho. Além de baleias e golfinhos, a cidade sedia o Parque de Alcatrazes que tem atraído turistas do Brasil e exterior.

O arquipélago  concentra, além de baleias e golfinhos, 259 espécies de peixes, entre elas, o tubarão-martelo (Sphyrna lewini), o cação-anjo (Squatina guggenheim), a raia-viola (Rhinobatos horkelii) e a raia-manta (Manta birostris). A visitação pública é operada somente por empresas autorizadas pelo ICMBio, de quarta a domingo, das 8h às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *