Em clima de uma boa festa caiçara, com peixe na panela e café de cana, os caiçaras se reuniram em volta do fogão a lenha para comemorar o lançamento do livro “Peixe de Varal: receitas que o sal conservou”, da sebastianense Angélica Oliveira de Souza. O evento ocorreu na noite da última quinta-feira (23/6), na Casa Caiçara, na Rua da Praia de São Sebastião, e ainda recebeu quem passava pelo local e quem quis conhecer em primeira mão a obra. Memórias de infância, causos de pescador e poesia sobre a vida a beira mar também movimentaram a comemoração desta publicação que traz 13 receitas sobre a técnica tradicional da salga de peixes e frutos do mar.
A programação de lançamento segue no dia 25 de junho, às 15h, no Escambau Cultura, em Boiçucanga, na Costa Sul, onde também terá uma aula aberta.
A publicação do livro, que é realizada por meio do Programa de Fomento Cultural de São Sebastião, da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass), traz como contrapartida a disponibilização gratuita de 10 versões impressas e 50 acessos aos e-books, para Biblioteca Municipal, centros comunitários e movimento social caiçara já selecionados.
A primeira edição conta somente com 100 exemplares e quem quiser adquirir pode entrar em contato pelo WhatsApp do “Peixe de Varal” no (12) 99706.2578. A obra ainda tem a versão e-book (acesso virtual) disponível para venda na Amazon, a preço mais acessível, no link https://www.amazon.com.br/Peixe-varal-receitas-que-conservou-ebook/dp/B0B1K1VVDM/.
Especialista na técnica tradicional da salga de peixes e de frutos do mar, a autora traz receitas que aprendeu com seus ancestrais, incluindo as produzidas a partir do famoso peixe seco, que ela já comercializa há anos por meio de sua empresa, a Peixe de Varal.
Segundo a autora, ver suas filhas e amigos juntos neste momento reforça o propósito da obra, que é de unir os caiçaras e poder divulgar as tradições. “Agora é real, o que está na mesa da minha família há anos vai estar em lugares que jamais imaginei. A cozinha da minha avó chegando à casa das pessoas é um sonho”, afirma Angélica.
Angélica de Souza aprendeu a culinária caiçara a partir da generosidade de seus ancestrais. “É um conhecimento passado de mãe para filha e de geração em geração”, completa a autora. “A salga de peixes era comum na minha infância e fico feliz em vê-la voltando. Agora está registrada em um belo livro que representa fortemente nossa cultura”, completa a autora sebastianense Maria Angélica de Moura Miranda.
Sobre o livro
“Peixe de Varal: receitas que o sal conservou” reúne os melhores ingredientes e combina tudo isso para trazer, de forma inédita, a força e as delícias da Cultura Caiçara. A obra com cerca de 80 páginas também traz ao leitor ilustrações de Isabel Galvanese e uma pesquisa histórica e fotográfica sobre a técnica da salga.
Junto a autora, também integram a equipe de produção do livro: Vanessa Stropp, Jessyca Biazini e Priscila Prisco. Além da colaboração do Coletivo Caiçara, do Camilo Terra, da Maria Angélica Moura, da Letícia Oliveira, bem como fotos da Nicia Guerriero e do Arquivo Histórico Municipal.
Sobre a autora
Angélica Oliveira de Souza é nascida em São Sebastião e aprendeu técnicas, costumes e o modo de fazer da Cultura Tradicional Caiçara, como a salga do peixe. De todos os seus saberes, a salga é a técnica mais trabalhada e é o sustento de sua família ao longo dos anos. Para conhecer mais do trabalho da autora acesse o Facebook e Instagram @PeixeDeVaral.
Serviço:
Lançamento do livro no Escambau Cultura
+ aula aberta com a autora
Dia: 25 de junho
Horário 15h
Endereço: Rua Benjamim Manoel dos Santos, 326, em Boiçucanga, na Costa Sul.
Mais Informações: (12) 99706.2578 ou @peixedevaral nas redes sociais.