A Prefeitura de Paraty resolveu acabar com os constantes apagões que vem ocorrendo no centro histórico do município. A Secretaria de Obras convidou representantes da Concessionária Enel, do Iphan e do corpo técnico do Departamento de Iluminação Pública, para apurar o que vem ocorrendo e propor uma solução técnica para o problema.
Segundo a prefeitura, a obra de cabeamento subterrâneo realizada em 2005/06, proporcionou ao bairro um grande acréscimo ao seu visual histórico pela retirada dos postes, mas hoje enfrenta constantes falta de energia devido às condições exigidas na época, pelo Iphan, que restringiu a instalação de caixas na fachada dos prédios, e também pela alimentação da demanda por carga, devido ao incremento das atividades comerciais dos últimos anos.
A solução na época, foi pela construção de 186 caixas que permitem a ligação das ruas, prédios e cruzamentos. O processo de salinização, aliado às mudanças climáticas, que praticamente mantém parte dessas caixas submersas por longos períodos, vem causando constantes interrupções na corrente elétrica, já que essas ligações não estão sendo bem protegidas, por limitada tecnologia nacional.
Segundo o Sr. Anderson Furtado, Chefe de Operações da Concessionária, a solução foi importar material sintético da Itália, no formato gel, que passarão a proteger melhor essas ligações, em 7 pontos, onde foram constatadas a quase totalidade dos apagões e que esse serviço está programado para o final desse mês.
Segundo o Secretário de Obras, Fabrício Soares, esse seria um trabalho paleativo e emergencial, mas a solução se dará retirando essas ligações do solo e levando para fachada dos prédios.
Antevendo esse trabalho, disse o Secretário, mantive contato com empresa que desenvolve sistemas elétricos em plataforma petrolífera, onde solicitei um modelo protótipo de caixa adequado e seguro para tratar de vez essa questão. O chefe do Escritório Técnico do Iphan na Costa Verde, Rafael Azevedo, disse aprovar esse caminho e pretende cooperar na efetivação desse novo sistema.
O passo seguinte será dado no início do próximo mês, onde segundo Luís Fernando (Executivo de Clientes e Governo), a Concessionária incorporará seu corpo projetista nesse estudo, que juntamente com esse grupo, será dada a efetiva solução técnica a essa questão tão importante. Logo após a reunião, o grupo realizou inspeção técnica no Centro Histórico, onde alguns moradores puderam compartilhar suas demandas com a equipe.