A prefeitura de Caraguatatuba vai realizar no próximo dia 2 de julho um megamutirão de combate a dengue. Até o momento, a cidade registrou 141 casos positivos de dengue, ultrapassando todo ano de 2021, com 72 casos. O que mais preocupa, no entanto, foi o resultado da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL): o índice foi de 4%, considerado inédito na cidade, e que deixa Caraguá em situação de risco para epidemia. A atenção vai para região Sul que registrou taxa de 8,4%.
O Dia D de Combate à Dengue suspenso anteriormente devido à previsão de chuvas, será no dia 2 de julho (sábado), das 8h às 14h, na região Sul. Mais de 500 pessoas, entre funcionários públicos e voluntários, devem participar na visita e vistoria que será feita em cerca de 20 mil casas. A ação tem objetivo de alertar a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Segundo a prefeitura, a iniciativa faz parte do programa ‘Minha Família Sem Dengue’ onde com apoio dos agentes comunitários de saúde e de zoonoses, a população será orientada sobre a necessidade de manter as lixeiras fechadas, colocação de areia nos pratos de vasos de plantas, garrafas e baldes virados de cabeça para baixo, pneus limpos e em locais cobertos, caixa d’água sempre fechada e, se possível, colocar água sanitária nos ralos, duas vezes por semana.
O prefeito Aguilar Junior conta com apoio da população para receber os agentes que estarão devidamente identificados com coletes e crachás. “Com esta força-tarefa haverá mais conscientização da população com os cuidados em casa, evitando que nos períodos mais quentes ocorra o aumento dos casos”, destaca.
Serão visitados os bairros Jardim Britânia, Pontal Santamarina, Golfinhos, Morro do Algodão, Travessão, Barranco Alto, Perequê-Mirim, Porto Novo e Praia das Palmeiras. Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.