Dois pescadores foram multados em Ilhabela por captura de peixes ameaçados de extinção. A multa foi feita ontem, sexta-feira(17), Policiamento Ostensivo Náutico, realizado pela Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° BPAmb, a CiaMar, durante fiscalização de pesca pela Ilha dos Búzios.
Durante o patrulhamento, a polícia ambiental constatou num local conhecido como Rancho do Pescador, que havia um espinhel de 2.000 metros com 250 anzóis, algumas caixas de isopor, que ao verificar, encontrou uma Garoupa Verdadeira pesando 22kg, 01 Raia Manteiga pesando 10kg, 20kg de Bagre Branco, 08kg de Espada,. A Garoupa Verdadeira e a Ria Manteiga, encontram- se ameaçados de extinção. Manteiga.
Após diligências pela Ilha, foram encontrado os dois proprietários dos pescados, sendo apresentado os protocolos de registro de pescador profissional e certificado de autorização de embarcação pesqueira.
Devido pescar espécimes que deveriam ser preservados e por exercer a pesca com cadastro em desacordo com a atividade autorizada pelo órgão ambiental competente, incorrendo em infração de pesca, conforme legislação vigente, foram autuados em um total de R$12.800,00, apreensão da embarcação, petrecho de pesca e pescados. O pescado apreendido foi doado para a Igreja Evangélica de Cristo.