Políticos da extrema direita tentam impedir evento em homenagem à Ariano Suassuna em Paraty

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, foi as redes sociais na noite desta sexta-feira(17), para apoiar a realização  de um evento em homenagem ao escritor Ariano Suassuna. Moradores da cidade, simpatizantes da extrema direita, opositores ao evento, ameaçam a sua realização. Assista abaixo o vídeo postado pelo prefeito garantindo apoio ao evento que contará com a presença de políticos do PSB, entre eles, Geraldo Alckmin e Márcio França, ex-governadores de São Paulo.

Após faixas colocadas por grupos políticos na entrada e ruas da cidade contra o evento, Vidal se reuniu com as forças de segurança do município polícia militar, policia civil e a guarda municipal  para garantir a segurança do evento. “É livre a manifestação de pensar e de falar, mas não se pode impedir a realização de eventos culturais. Peço à população que não caia em conversa de pessoas com discurso de ódio. Paraty é uma cidade que recebe pessoas do mundo todo e vive basicamente do turismo”, afirmou Vidal.

Confira a postagem feita pelo prefeito Luciano Vidal:

 

A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, recebe até o dia 19, domingo, uma série de homenagens ao escritor e presidente de honra do PSB, Ariano Suassuna, um dos maiores artistas e escritores da história brasileira, falecido em 2019, . De 2022 até 2027, a cada ano, uma cidade brasileira será escolhida para ser palco de inúmeras comemorações da vida e obra de Suassuna.

No aniversário de 95 anos de Ariano Suassuna, um dos maiores escritores da história brasileira, o município de Paraty, no Rio de Janeiro, abriu ontem, quinta-feira (16), as comemorações do evento ‘Ariano Suassuna – Dos 95 aos 100 anos, cinco faces de um brasileiro legítimo’, realizado pela Fundação João Mangabeira (FJM).

Ariano Suassuna, morto em 2014,  é considerado um dos maiores artistas e escritores da história brasileira. Até 2027, ano do centenário do autor, todos os anos uma cidade brasileira será escolhida para ser as comemorações pela vida e obra do autor pernambucano.

Estarão presentes ao evento figuras importantes da política nacional, como o presidente da Fundação João Mangabeira e ex- governador de São Paulo, Márcio França; o também ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; os deputados federais Tabata Amaral, Alexandre Molon e Marcelo Freixo; o prefeito de Recife, João Campos, e a ex- prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.

“Será um evento da grandeza de Ariano, com uma vasta agenda de atividades que representam o trabalho e a vida de Suassuna. Todos irão se surpreender”, afirma Márcio França, presidente da FJM.

O evento, intitulado ‘Ariano Suassuna – dos 95 aos 100, cinco faces de brasileiro legítimo’, contará com esquetes, aulas-show, bonecos de Olinda, gastronomia e uma encenação do julgamento de João Grilo, ponto máximo do Auto da Compadecida, obra imortalizada do autor. O juiz da remontagem será o desembargador Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior.

Confira a programação do evento:

16.06 (quinta-feira), das 19h às 21h – Abertura
Exposição com objetos de arte e itens pessoais de Suassuna, no mezanino do Cinema da Praça.

17.06 (sexta-feira), das 14h às 18h – Filme
Exibição do filme “O Auto da Compadecida”, versão remasterizada, no Cinema da Praça.

17.06 (sexta-feira), às 15h – Cabeças gigantes
Apresentação das cabeças gigantes de Suassuna, pé de Suassuna, palco com mastro de fitas, bandeirolas, flâmulas e tapete, na Praça Matriz.

17.06 (sexta-feira) – 17h; 17h45; 18h15; 19h; 19h45; 20h15 – Curtas
Apresentação rotativa de 8esquetes curtas – várias sessões, na Praça Matriz.

17.06 (sexta-feira), às 17h30 – Aula-espetáculo
“Na trilha do mestre” – Aula-espetáculo com João Suassuna e Pedro Salustiano, na Casa da Cultura.

17.06 (sexta-feira), às 19h30 – João Grilo
Leitura dramática da cena “O julgamento de João Grilo”, uma das mais importantes obras de Ariano Suassuna, na Casa da Cultura.

17.06 (sexta-feira), às 21h – Música
Apresentação da banda de forró Maria Aurora, na Praça Matriz.

18.06 (sábado), das 14h às 18h – Filme
Exibição do filme “O Auto da Compadecida”, versão remasterizada, no Cinema da Praça.

18.06 (sábado), às 16h – Conversa
Roda de conversa, na Casa de Cultura.

18.06 (sábado) – 17h; 17h45; 18h15; 19h; 19h45; 20h15 – Curtas
Apresentação rotativa de esquetes curtas – várias sessões, na Praça Matriz.

18.06 (sábado), às 21h – Música
Show com a banda de coco Nega Pisô, na Praça Matriz.

19.06 (domingo), das 12h às 16h – Encerramento do evento
Exposição, com objetos de arte e itens pessoais de Suassuna, no mezanino do Cinema da Praça.

Serviço:

“Ariano Suassuna – dos 95 aos 100, cinco faces de brasileiro legítimo”
De 16 a 19 de junho
Praça Matriz, Paraty/RJ
Entrada Franca

Realização: Fundação João Mangabeira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *