Baleias e golfinhos atraem turistas para Ilhabela no feriado de Corpos Christi

O feriado prolongado de Corpos Christi está atraindo muita gente até Ilhabela para turismo de avistagem de baleias e golfinhos. A temporada de observação de baleias começou este mês e segue até setembro. Foto: Projeto Baleia a Vista.

As baleias cruzam a região do Litoral Norte em direção ao sul da Bahia, abrolhos, onde se reproduzem. Muitas delas, durante a rota, se aproximam da ilha e podem ser avistadas do arquipélago, em decks próprios para observação.

Várias empresas fretam embarcações para passeios ao redor da ilha. Quem preferir ficar em terra firme poderá apreciar uma exposição promovida pela prefeitura, no centro da vila, com fotos sobre baleias e golfinhos.

Segundo informações do Projeto Baleia a Vista, a maioria das baleis avistadas no sul da ilha e de São Sebastião são da espécie Jubarte (Megaptera novaeanglia), que chega a 16 metros, chegando a pesar 40 toneladas. Embora mais pesadas e lentas, as Jubartes são baleias acrobáticas e saltam bastante.

Outras baleias, também, podem ser avistadas como a Baleia Tropical ou de Bryde (Balaenoptera brydei), que pode chegar a 16 metros de tamanho e 20 toneladas. É uma baleia residente na região (entre os trópicos), que se alimenta de pequenos peixes (sardinhas, manjubinhas, etc.) e chega mais próximo da costa na primavera e especialmente no verão.

Outra baleia que pode ser vista na região é a Baleia Franca (Eubalena australis), considerada a maior das baleias avistadas entre Ilhabela e São Sebastião, chegando a 17 metros de comprimento e até 100 toneladas de peso. Vivem na região sul e migram para águas mais quentes para procriar. Costuma ter seus filhotes e passar com eles pela região, buscando praias de águas calmas para amamentar.

Seis espécies de golfinhos frequentam o Litoral Norte. O Golfinho Nariz de Garrafa (Tursiops truncatus), que pode chegar a 3,80 metros e pesar até 350kg, é muito acrobático, pode saltar até 5m de altura.

O Golfinho de Dentes Rugosos (Steno bredanensis), que mede até 2,80m e chega a pesar 155kg, vive em grupos e se alimenta de peixes grandes como tainhas, e dourados.

O Golfinho Pintado do Atlântico (Stenella frontalis), que é o mais comum na região, com saltos incríveis, mede entre 1,90 a 2,30m e pesa até 140 kg.

As Orcas, que pertencem a família dos golfinhos, também, são muito avistadas no Litoral Norte. Podem medir entre 7 e 10 metros e pesar entre 5 e 9 toneladas.

Exposição

 

A Prefeitura de Ilhabela está com mais uma ótima opção de passeio para toda a família: a exposição “Baleias e Golfinhos de Ilhabela”, no prédio da antiga Cadeia e Fórum (Vila).

 

Na exposição, o visitante terá a oportunidade de conhecer uma Ilhabela diferente, que guarda tanta biodiversidade embaixo d’água quanto em terra. A exposição Baleias e Golfinhos de Ilhabela seguirá até setembro e estará aberta ao público todos os dias da semana, das 10h às 19h de domingo a quarta e das 11h às 20h de quinta a sábado.

 

A cidade é frequentada por quatro espécies de baleias e oito de golfinhos. Tamanha riqueza de vida faz de Ilhabela um dos principais destinos brasileiros para observação de cetáceos. Além de lindas fotos e uma sala voltada à educação ambiental, a exposição proporciona uma verdadeira imersão nesse fantástico universo marinho através de sons e vídeos.

 

A espécie que mais chama a atenção é a baleia-jubarte, devido ao seu comportamento acrobático, encantando a todos com seus saltos e cantos. O fascínio é tão grande que Ilhabela já tem até um mascote: a Pipoca, baleia identificada na cidade e batizada pelos pesquisadores Julio Cardoso e Arlaine Francisco, do Projeto Baleia à Vista.

 

Além de ter sua história contada na exposição, Pipoca também ganhou uma réplica em tamanho natural, que está na orla do Perequê, e já se tornou parada obrigatória para quem admira estes incríveis animais e não perde a oportunidade de uma boa selfie.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *