Ressaca provoca danos em praias do Litoral Norte

Uma forte ressaca que chegou as praias do Litoral Norte na segunda-feira, dia 13, voltou a provocar danos em quiosques e até na rua de acesso a praia da Mococa, na região norte de Caraguatatuba. Em Ubatuba, o avanço do mar causou danos nas praias do Itaguá e do Estaleiro.

Em Caraguatatuba, na praia da Mococa, a maré avançou sobre quiosques e, até mesmo, na rua paralela a orla por onde circulam os carros. O canto esquerdo da praia, próximo ao rio, foi o mais atingido pelo avanço do mar na segunda-feira(13).

A praia da Mococa, uma das mais frequentadas da cidade, vem sofrendo há dez anos um processo de erosão bastante avançado provocado pelo avanço do mar.

 

A praia já teria perdido cerca de 80 metros de sua faixa de areia. Praticamente todos os nove quiosques instalados na sua orla foram prejudicados pelas últimas ressacas, cinco deles acabaram demolidos.

A Prefeitura de Caraguatatuba apresentou um projeto para reurbanização da Mococa, que aguarda aprovação do SPU. As obras deveriam ter sido iniciadas em maio de 2021, mas até agora o serviço não foi iniciado.

Segundo a prefeitura, o projeto está vigente no município desde o ano passado, no entanto, precisou ser reavaliado devido à pandemia da Covid-19 e os prejuízos causado aos quiosqueiros. O projeto,  ainda em estudos, prevê o recuo dos quiosques, novas vias e instalação de infraestrutura, como luz, água e saneamento.

A prefeitura fará a parte de infraestrutura de água e esgoto, melhoria dos três acessos à praia, implantação de vagas e bolsões de estacionamentos e recuperação da vegetação nativa. Os nove quiosques serão recuados de 4 a 5 metros, reconstruídos de alvenaria, com 216 metros quadrados, com espaço para banheiros, cozinha e salão de mesas e cadeiras.

Os permissionários devem fazer a estrutura de alvenaria dos quiosques, com espaço para banheiros, cozinha e salão de mesas e cadeiras. Segundo a prefeitura, no projeto, está prevista a construção dos quiosques em forma de retângulo paralelo ao mar para evitar os efeitos das ressacas, inclusive, com a colocação de gabiões que vão conter mais a força de água.

Ubatuba

A equipe da Defesa Civil de Ubatuba está em campo nesta terça-feira, 14, para fazer o relatório das consequências da ressaca que vem atingindo a orla do município desde a segunda-feira à tarde.

No Itaguá, área central do município, foi constatada a erosão do muro de arrimo e do passeio de pedestres próximo a um dos quiosques e o acesso à área foi isolado.

 

 

Já na entrada da praia do Estaleiro do Padre, na região Norte de Ubatuba, a maré invadiu a rua e houve quedas de árvores. Neste momento, a Defesa Civil atua para liberar o acesso para que, posteriormente, a Administração Regional Norte remova os resíduos verdes.

Após a maré voltar à normalidade, será possível avançar com ações de reparo, a serem realizadas com base no relatório fotográfico e narrativo que a Defesa Civil está elaborando.

A previsão é de que as marés e ressaca continuem na quarta-feira, diminuindo a partir d1 quinta, 16.  A recomendação da Defesa Civil é de redobrar a atenção na faixa costeira e praias do município e evitar, também, a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surfe, windsurfe e kitesurfe. atingir quiosques e

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *