Uma equipe da Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia de que um homem foi avistado carregando um animal silvestre abatido no interior do Parque Estadual da Serra Do Mar – Núcleo Caraguatatuba. Com as informações recebidas, as equipes realizaram no sábado(11), patrulhamento próximo da área informada, localizando no bairro Rio do Ouro, uma residência com duas armadilhas no quintal e palmito “in natura” em toletes.
A proprietária da residência informou que as armadilhas pertencem ao seu marido que pratica atividade ilegal de caça na região e que possuía no interior do freezer um animal abatido. Os militares questionaram a mulher sobre a existência de arma de fogo na propriedade e mais petrechos de caça, informando que teria uma espingarda e munições, autorizando a entrada dos militares para buscas no local.
Ao todo, os policiais ambientais localizaram 01 animal silvestre da espécie Quati congelado, 07 toletes de palmito “in natura” e no quarto do casal, uma espingarda calibre 28, uma bolsa contendo cartuchos intactos calibre 28, cartuchos recarregados do mesmo calibre, potes contendo pólvora, chumbo e espoleta (materiais utilizados na recarga de cartuchos), um apito tipo pio (simula o canto de aves para que sejam atraídas para próximo do caçador, facilitando o abate), um cinto para acondicionar os cartuchos durante atividade de caça, dois estilingues, uma munição calibre 20 e 01 canhãozinho calibre 28 (armadilha que os caçadores instalam em trilhas feitas por animais silvestres, colocando alimentos como atrativo e um cartucho instalado no topo da armadilha, quando o animal vai se alimentar ocorre o acionamento do cartucho, causando a sua morte).
O responsável pelos materiais não foi localizado, permanecendo sua esposa na condição de testemunha que foi conduzida ao Distrito Policial. Na esfera administrativa a Polícia Ambiental elaborou 04 (quatro) Autos de Infração Ambiental com multa total no valor de R$27.090,00 (vinte e sete mil e noventa reais). O responsável responderá pelas infrações praticadas.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.