Museu da Vida Marinha de Ubatuba comemora um ano com exposição e debates

O Museu da Vida Marinha  de Ubatuba comemora um ano de existência neste dia 8 de junho. E, dentro das atividades da 8ª Semana do Mar, está promovendo uma exposição fotográfica e o lançamento da Bolsa Argonauta para conservação da vida marinha

No dia 08 de junho é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos e Dia do Oceanógrafo. A data também celebra um ano da inauguração no novo espaço físico do Museu da Vida Marinha.

O Museu foi criado com o objetivo de conectar o público ao mundo marinho, valorizando a biodiversidade e mostrar a trajetória de evolução de algumas espécies que habitaram os oceanos, principalmente na América do Sul.

No Museu da Vida Marinha o visitante poderá conhecer algumas espécies que habitaram os oceanos, em especial na América do Sul. Fazer uma viagem no tempo e conhecer sobre a evolução e a biodiversidade marinha.

A exposição possui diversos animais marinhos, desde réplicas de animais marinhos pré-históricos até esqueletos de grandes baleias, como as Jubartes, que passam pela região, entre outras espécies encontradas de répteis, aves e mamíferos marinhos.

A intenção deste Museu é valorizar este patrimônio, sensibilizar seus visitantes lembrando-os de onde viemos, da importância da preservação destes ambientes para a humanidade e, mais do que isso, convidando-os a refletir sobre para onde queremos ir enquanto espécie, estimulando-os a agir no presente, visando um futuro em harmonia com a natureza.

Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo, acontecerá uma programação especial para esse dia como a Ciência Oceânica nas escolas, sobre “A importância dos répteis marinhos no oceano”, às 10h e 14h, com Henrique Becker, da Fundação Projeto TAMAR. O evento será realizado no Museu da Vida Marinha e terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Argonauta.

Em comemoração, haverá também uma exposição de fotos do Projeto de Avistagem e Monitoramento de Mamíferos Marinhos Argonauta às 16h, e a cerimônia de lançamento da Bolsa Argonauta para Conservação Marinha, que prevê auxílio para estudantes locais de ensino técnico ou graduação nas áreas de meio ambiente.

Outro evento que ocorrerá nesta quarta(8),  às 19h será uma Mesa Redonda sobre o Plástico no Mar, com Hugo Gallo, diretor do Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta, Alexander Turra, do Instituto de Oceanografia da USP e Henrique Becker, da Fundação Projeto TAMAR. O debate é gratuito e aberto ao público.

A 8ª Semana do Mar segue até o até o dia 11 de junho no qual acontecerá o encerramento com evento musical, a presença do público envolvido e as instituições parceiras.

Serviço:

Ciência Oceânica nas escolas: A importância dos répteis no oceano, com Henrique Becker – Fundação Projeto TAMAR, às 10h e às 14h.

Exposição fotográfica e lançamento da bolsa, às 16h.

Local: Museu da Vida Marinha – Instituto Argonauta e e Canal do Instituto Argonauta no YouTube.
Endereço: Avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Perequê-Açu, Ubatuba/SP
Contato: (12) 3833-5789. E-mail: museu@institutoargonauta.org.br

Mesa Redonda sobre o plástico no mar, às 19h.
Local: Local: Aquário de Ubatuba.
Endereço: Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP
Contato (12) 3834-1382. www.aquariodeubatuba.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *